Home / Opinião / Brasileirão: briga pelo título parece estar entre Palmeiras e Flamengo! – por Sergio Carvalho

Brasileirão: briga pelo título parece estar entre Palmeiras e Flamengo! – por Sergio Carvalho

Quando o Campeonato Brasileiro de Futebol da série A chega à sua fase mais decisiva, só dois dos grandes clubes de nosso País surgem como candidatos reais à conquista do título nacional: Palmeiras e Flamengo. Na minha opinião, no entanto, o Verdão leva ligeira vantagem por vários motivos. O primeiro deles é que o gigante paulista tem hoje um elenco bem mais variado e tecnicamente mais bem dotado do que seu adversário. E, segundo porque, neste momento decisivo, o Verdão está voando alto, enquanto o rubro negro carioca vem tropeçando nas suas próprias pernas (inclusive seu melhor jogador, o uruguaio Arrascaeta, está em fase física e técnica bastante irregular).

Só para que vocês tenham uma idéia de como vem sendo a luta de cada um para chegar ao título, vamos publicar aqui os números de suas respectivas campanhas. O Palmeiras disputou 26 jogos e chegou aos 58 pontos ganhos. Venceu 18, empatou 4 e perdeu 4. Marcou 46 gols e sofreu 22. Saldo favorável de 24 gols. Já o Flamengo, também disputou 26 jogos, mas só venceu 16 (duas vitórias a menos do que o Verdão). Hoje, na tabela de classificação, o Mengão está em segundo lugar com 55 pontos ganhos. Até aqui ele venceu 15 partidas, empatou 7 e perdeu 3. Marcou 50 gols e sofreu 37. Saldo positivo, de 37 gols. E só para completar: O primeiro clube que aparece atrás deles é o Cruzeiro, que já disputou 27 jogos (um a mais que os dois!) e não tem conseguido manter o mesmo ritmo dos concorrentes. Em razão disso, até acho que o clube mineiro terá uma vaga na próxima Libertadores, mas não entrará na briga direta do título brasileiro deste ano.

Mas se a briga para levantar o caneco foi reduzida a apenas dois gigantes do futebol brasileiro, a guerra para não cair para a série B no ano que vem é um pouco mais numerosa. No momento, os quatro últimos colocados do campeonato são, Vitória, da Bahia, com apenas 25 pontos ganhos; Fortaleza com 24. Juventude com 23 e Sport Recife com 16. Todos eles estão jogando mal, não conseguem somar duas vitórias seguidas e tem demonstrado falta de qualidade técnica na briga direta com seus adversários.

Além destes quatro, há mais três clubes que precisam tomar muito cuidado. Se não o fizerem, poderão de repente, também entrar no Z4 e não sair mais. Falo do famoso Santos, que já caiu uma vez e pode cair de novo na atual temporada (no momento tem apenas 28 pontos ganhos, três a mais do que o Vitória, que é o antepenúltimo colocado na tabela de classificação. O Peixão, mesmo sob o comando do competente argentino Juan Pablo Vojvoda, não tem reagido como se esperava e, um pequeno descuido, pode fazê-lo entrar no grupo dos prováveis rebaixados. Outros dois clubes que também não podem se descuidar são Grêmio e Internacional, ambos de Porto Alegre. Eles somam apenas 32 pontos em seus ativos. Uma bobeada, e a queda para a Série B do Brasileirão 2026 estará concretizada. Fica então o aviso: que esses sete clubes joguem só para vencer daqui para frente. Caso contrário, certamente disputarão  a segundona em 2026. Não tem escapatória.  

Marcado:

Deixe um Comentário