A Copa América 2024 (que já começou quinta-feira, com Argentina x Canadá), reúne nos próximos dias (a final será dia 10 de julho!) as melhores seleções de futebol do continente americano.
Como favoritas ao título dou destaque a Argentina, atual campeã do mundo; Brasil, que tem cinco títulos mundiais: Estados Unidos que, além de um bom time tem a vantagem de jogar em casa, Uruguai, que tem hoje uma boa seleção e até já foi campeã do mundo e Equador e Colômbia, consideradas hoje as mais novas forças do futebol sul-americano.
Lógico que podem acontecer surpresas mas, à princípio, são essas as equipes mais credenciadas a brigar pelo título. O Brasil, que foi muito mal nas últimas duas Copas do Mundo, pela indiscutível falta de competência do técnico Tite (não conseguiu nem chegar às semifinais das Copas da Rússia, em 2018 (França, campeã) e da Copa do Catar, em 2022 (Argentina campeã) tenta, nesta nova edição da Copa América, voltar a emoção de levantar uma taça. Para que isso fosse possível, depois das últimas frustrações do torcedor brasileiro, a CBF fez algumas experiências e, finalmente, decidiu indicar Dorival Júnior, com ótimo currículo (e títulos importantes por Flamengo e São Paulo, só para citar dois exemplos) para assumir o comando do time brasileiro.
Seu primeiro grande objetivo será classificar o Brasil para a Copa de 2026, através das Eliminatórias Sul-Americanas, onde a nossa seleção ocupa apenas a sexta posição(muito em razão do péssimo trabalho realizado por Fernando Diniz, técnico que antecedeu Dorival no cargo!). Lembro que a próxima Copa do Mundo será em 2026, e, pela primeira vez, disputada em três países: Estados Unidos, Canadá e México.
Lógico que esse não será apenas um difícil desafio para o técnico Dorival Júnior mas, também, para os jogadores convocados por ele. Uma seleção que é integrada por uma maioria de jovens jogadores brasileiros que jogam no futebol europeu, em especial, na Premier League, da Inglaterra (o mais importante campeonato de futebol interclubes do mundo).
Na sua última convocação, Dorival, me parece, fez boas escolhas. Os atletas que convocou são realmente destaques em seus clubes e, se devidamente moldados ao esquema de Dorival, poderão realizar uma brilhante campanha na Copa América 2024, até com possibilidade de disputa de título (segundo dizem, se a seleção não for bem, Dorival tem a possibilidade de ser demitido!).
Para que vocês conheçam os nomes dos jogadores convocados para esta disputa, vamos a divulgação da lista completa de convocados. Para o gol, Alisson, Bento e Rafael. Para as laterais, Danilo, Yan Couto, Guilherme Arana e Wendell. Para o miolo de zaga, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Beraldo, Militão e Bremer. Para o meio de campo – Bruno Guimarães, Douglas Luiz, João Gomes, Andreas Pereira, Lucas Paquetá e Ederson. E, para o ataque, Vini Jr, Rodrigo, Endrick, Martinelli, Raphinha, Evanilson, Savinho e Pepê. Time base até já escalado: Alisson. Danilo, Marquinhos, Beraldo Wendell. Douglas Luiz, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá. Raphinha, Rodrigo e Vini Jr.
O Brasil está no Grupo D da Copa América, ao lado de Colômbia, Paraguai e Costa Rica, Seu primeiro jogo está marcado para esta segunda-feira, dia 20 de junho, às 22 horas (Brasília), contra a limitada Costa Rica. No mesmo dia, só que às 19 horas, jogam Colômbia, uma das forças desta Copa, contra o Paraguai. Os outros grupos da Copa América contam com as seguintes seleções.
Grupo A – Argentina, Peru, Chile e Canadá.
Grupo B – México, Equador, Venezuela e Jamaica.
Grupo C – EUA, Uruguai, Panamá e Bolívia.
Para as quartas-de-final acredito que Argentina e Chile se classifiquem pelo Grupo A. México e Equador, pelo B. EUA e Uruguai, pelo C. Brasil e Colômbia pelo D. Se quiser ver os jogos desta Copa, a TV Globo e o SporTV vão transmiti-los. É só ligar nos canais e conferir a programação de jogos e seus horários. Além do jogo Brasil x Costa Rica, na noite de segunda-feira, dia 24, nossa seleção ainda ainda joga pela fase de grupos contra o Paraguai, dia 29 de junho, às 22 horas e contra a Colômbia, o jogo mais difícil, dia 2 de julho (fase de grupos termina neste dia), também ás 22 horas. As quartas-de-final, serão disputadas de 4 a 6 de julho. As semifinais, dias 9 e 10. A decisão pelo terceiro lugar, será no dia 13 e a grande final, que será no Hard Rock Stadium, em Miami,será no dia 14 de julho, às 21 horas (esse horário pode ser alterado, dependendo das duas seleções finalistas.