Esta semana conversei com uma pessoa que foi vítima de golpe envolvendo a empresa que ela contratou convênio saúde. Como ainda não tinha recebido boleto para pagamento da mensalidade do plano, foi buscar no Google o site da empresa para, assim, emitir o meio de pagamento eletronicamente. Rapidamente teve acesso ao portal e ao buscar pela emissão de boleto, recebeu instruções para falar diretamente com o departamento responsável, através de WhatsApp.
Em menos de um minuto já estava conversando com a atendente virtual, que, inicialmente, pediu a confirmação de alguns dados e depois perguntou qual havia sido o valor da última mensalidade. A cliente informou que o valor pago fora R$ 1.340,0. Imediatamente recebeu o boleto para pagamento através de QR Code ou código de barras.
Após agradecer o pronto e rápido atendimento, a declarante abriu seu aplicativo bancário e realizou transferência automática. Ocorre que depois de uma semana constatou que havia sido vítima, pois o plano de saúde estava cobrando a quitação da última parcela. Descobriu que o site que havia acessado, na verdade, era falso e, com toda facilidade, ela tinha sido induzida a erro. O resultado é que teve que fazer novamente o pagamento para não perder o direito de usar o convênio médico.
O mais curioso, é que ela não mostrou desejo de confeccionar boletim de ocorrência eletrônico; preferiu assumir o erro e o prejuízo. Provavelmente, o site falso ainda continua no ar esperando as próximas vítimas.
Muito triste e chocante pelo que estamos vivendo. Só Deus e todos unidos em um só pensamento sem orgulho para ajudar aquele povo sofrendo. Vamos lá Brasil todos unidos!