Independentemente do porte da empresa, seja pequena, média ou grande, a necessidade de uma integração inteligente de tecnologia se torna cada dia mais urgente. De acordo com um estudo da consultoria Deloitte, realizado em 2023 com a participação de mais de 500 empresas líderes no setor de tecnologia e informação, mais de 50% dos players participantes pretendem investir em ferramentas para automatizar e padronizar processos corporativos.
Pensando nisso, é importante entendermos o motivo pelo qual a Comunicação Unificada (UC) está sendo cada dia mais valorizada na rotina organizacional. Vale ressaltar que a integração de serviços de comunicação em tempo real, por meio de diferentes tecnologias como telecomunicações, videoconferências, controle de chamadas, reconhecimento de fala, SMS, troca de mensagens instantâneas, contatos telefônicos (incluindo IP), permite que cargas de trabalho cada vez maiores sejam gerenciadas de forma holística e eficiente.
A aplicação da tecnologia em um conjunto de soluções de web, áudio e vídeo organizado de acordo com a necessidade e o tamanho de cada negócio facilitam o dia a dia de colaboradores de diferentes áreas, funções e expertises e, principalmente, de múltiplas localidades.
Uma pesquisa realizada pela Gartner em 2022, revelou que cerca de 55% dos colaboradores encontram dificuldades para localizar dados necessários para a realização do seu trabalho de maneira ágil e fluída. Além disso, 43% dos respondentes afirmaram ter tomado decisões erradas por falta de informação.
Nutrir uma cultura colaborativa e oferecer recursos tecnológicos que facilitem a integração entre os funcionários é a chave para gerenciar um time multidisciplinar de forma eficiente e satisfatória. Por isso, ferramentas com ampla capacidade de integração em diferentes ambientes são indispensáveis para o negócio.
Além disso, entre os principais motivos para se investir em UC, em um ambiente cada vez mais digital, destaca-se a redução de custos no longo prazo; maior facilidade para a gestão de dados e informações em um único sistema; a simplificação do dia a dia; backups e arquivamentos automatizados, além de um significativo ganho de agilidade e mobilidade.
Para que o uso dessas tecnologias seja de fato efetivo tanto da comunicação interna quanto externa, dependendo do tipo de negócio, é importante um olhar crítico para o planejamento e a customização. Diante desses insights, concluo que cada vez mais, as empresas que investem em novas formas de interação intuitivas de fácil manejo, conquistam uma enorme vantagem competitiva no mundo digital e ajudam no crescimento sustentável dos negócios.
*Ary Vilhena, CEO da Smartspace by Digivox, plataforma que otimiza processos de atendimento ao cliente por meio de voicebots e chatbots por meio da Inteligência Artificial Generativa