Conecte-se conosco

Administração

A INSPIRAÇÃO E A DISRUPÇÃO VEM DO FEMININO por Mônica Schimenes

Publicado

em

Compartilhar

A inspiração e a disrupção vem do feminino. Qual o papel da mulher no setor de eventos? 

As mulheres são tradicionalmente conhecidas por trazer mais criatividade, inovação e menos medo da disrupção. Em geral, posso dizer que somos mais afoitas pelo diferente e estamos sempre em busca do novo. Talvez pelo fato do setor de eventos ser extremamente competitivo e criativo, podemos dizer que as mulheres se destacam simplesmente pelas características do feminino.
 

Mulheres gostam de ambientes diversificados, que promovem respeito e dão oportunidades iguais a todos, então toda vez que vemos mulheres, seja como produtoras, planners, atendimentos, coordenadoras, assessoras ou na liderança, vemos a oportunidade da inovação e da inspiração acontecer.

Nos últimos anos o número de mulheres no setor tem aumentado significativamente e tem a ver com os processos de liderança com propostas de trazer cada vez mais mulheres com poder de transformação, o que impacta em diversos setores. Segundo pesquisas do SintiBref – Minas, o número de mulheres empreendedoras dobrou nos últimos 5 anos e o percentual de mulheres em cargos de liderança nas empresas aumentou em 29%.

O setor de eventos, que já era considerado feminino, hoje possui mulheres ocupando cargos de liderança, transformando o jeito de pensar, agir e tomar decisões, impactando diretamente no mercado. Isso também é visto em mulheres tomando seu lugar dentre palestrantes, cenário raro até pouco tempo atrás.
 

Por outro lado, o preconceito ainda existe com toda e qualquer mulher em qualquer área que ela esteja liderando. É importante que possamos qualificar e dar espaço a essa mudança para que possamos formar e inspirar novas gerações. Quanto mais tivermos exemplos, maior é a certeza que no futuro teremos cada vez mais mulheres com poder de liderança e força para realizar o impossível.
 

Hoje, não só o setor de eventos como a sociedade inteira precisa de líderes como referência feminina. Meu papel na vida é dar voz a outras mulheres para que elas possam saber qual seu lugar de fala, qual sua melhor voz e como elas querem ser ouvidas. Toda liderança que dê espaço para que a mulher dê o seu melhor, seja criativa, inove e realize é uma liderança bem-vinda. Eu, como líder nesse setor, tenho a preocupação de favorecer a carreira de mulheres e de colocá-las em posição de destaque e liderança para que elas estejam prontas para inspirarem as próximas gerações que seguirão lutando e ocupando seus espaços. Existem muitas vozes dentro de nós, sejamos uma voz e não um eco.

Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience

Copyright © 2024 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.