Home / Opinião / Já está na hora de Leila Pereira ter uma conversa com Abel Ferreira! – por Sérgio Carvalho

Já está na hora de Leila Pereira ter uma conversa com Abel Ferreira! – por Sérgio Carvalho

O Palmeiras foi goleado pelo Novorizontino por 4 a 0 na última quarta-feira à noite, dia 20 de janeiro, em Novo Horizonte e passou um dos maiores vexames dos últimos anos num jogo válido pelo Campeonato Paulista. Tendo em mãos um elenco que já era milionário e ainda foi reforçado nos últimos meses com jogadores que custaram milhões, o técnico Abel Ferreira tinha obrigação de evitar derrotas como essa colocando em campo o que tinha de melhor (já que, em casa, o Novorizontino é muito perigoso) ou utilizando reservas dentro de um esquema bem mais defensivo que, mesmo não evitando uma possível derrota, pelo menos evitaria uma goleada tão catastrófica.

Curioso é que depois do jogo, Abel não quis ou não soube como explicar tamanho vexame. Na verdade, ele tinha obrigação de assumir a culpa pela derrota, porque, se o time foi mal escalado ou utilizou um esquema tático inadequado, a culpa foi toda dele e não dos jogadores. Tudo isso me fez lembrar que, quando a presidente Leila Pereira renovou o contrato de Abel por mais dois anos (até o final de sua atual gestão) eu avisei: “Leila errou. Abel nada ganhou nos últimos dois anos e sua permanência no clube deveria ser melhor discutida”. A presidente não pensou assim, renovou o contrato de Abel por mais dois anos (até o final de seu mandato), e quem começa a sofrer as consequências é o Palmeiras, o que está certo.

Para quem não sabe, o Palmeiras não perdia por 4 a 0 há muitos anos. O próprio Abel jamais havia perdido por essa contagem. Mas a derrota veio e quem mais sofreu foi o torcedor, que ontem mesmo já se manifestou pichando alguns muros do Palestra Itália, com frases criticando Leila e pedindo a cabeça de Abel. Uma atitude justa de quem paga para ver o time jogar.

Durante os mais de cinquenta anos que trabalho com futebol aprendi que, mesmo os grandes treinadores não conseguem repetir campanhas vitoriosas por mais de dois ou três anos. Abel teve um início brilhante no Palmeiras. Ganhou mais de dez títulos importantes em três anos e foi exaltado por jornalistas e torcedores que se cansaram de elogiar seu trabalho. Mas isso foi até o comecinho de 2024 quando o Palmeiras ainda ganhou um Paulistão. De lá para cá (já se passaram dois anos!!), Abel não ganhou mais nada. Foi vice várias vezes, é verdade, mas levantar troféus e ganhar medalhas de ouro com seus jogadores, ele não ganhou nenhuma vez.

Diante desse quadro, chegamos a conclusão daquilo que escrevo acima: “houve precipitação de Leila em renovar novamente o contrato de Abel”. Mas já que ela renovou, o ideal agora é que ela faça um pacto com ele. Que ele ganhe pelo menos um grande título na atual temporada ou, até antes mesmo antes do final deste ano, Leila suspenderá seu contrato e procurará um outro profissional de qualidade para substituí-lo. Será que ela será capaz de fazer isso, ou vai deixar Abel perder mais títulos neste e no próximo ano para deixar o clube só quando ela terminar seu mandato presidencial?? Uma pergunta direta prá ela, que vai ficar no ar…. 

Marcado:

Sign Up For Daily Newsletter

Stay updated with our weekly newsletter. Subscribe now to never miss an update!

[mc4wp_form]

Deixe um Comentário