Home / Opinião / Julio Casares perdeu o rumo. São Paulo balança envolvido por crise histórica – por Ségio Carvalho

Julio Casares perdeu o rumo. São Paulo balança envolvido por crise histórica – por Ségio Carvalho

O São Paulo, que durante muitos anos transmitiu a imagem de ser um dos clubes mais bem administrados do Brasil, entrou em parafuso nos últimos meses e uma crise sem precedentes que tomou conta da gestão do presidente Julio Casares. Depois da queda do diretor de futebol Carlos Belmonte e seus assessores, uma bomba ainda maior explodiu no clube, capaz de derrubar boa parte da diretoria e até seu atual presidente.

Foi uma denúncia que vazou através de uma gravação, onde a ex esposa de Casares, Mara Casares, atual vice presidente feminina do clube, conversava com Douglas Schwartzmann, diretor adjunto da diretoria, sobre a venda de ingressos para um camarote vip do Morumbi, antes do show da cantora Shakira, em fevereiro deste ano. Cada ingresso custava 2.100 reais e, como todos foram vendidos, o total arrecadado foi de R$122 mil reais.

Ficou claro pela gravação, que esses dois personagens teriam embolsado esse dinheiro, que, em tese, deveria ir para os cofres do clube. Assim que esse material chegou às mãos dos grupos de Oposição, tudo passou a ficar muito mais difícil para o presidente do clube explicar. Afinal, nada menos do que sua ex-esposa e um de seus assessores mais diretos, estavam envolvidos nesta negociata. Casares tomou ciência da situação, mas, publicamente, até agora não reagiu. Se fingiu de morto para pensar na explicação pública que deveria dar. Até agora, no entanto, não explicou nada e a pressão contra ele só aumentou nas últimas horas. 

Membros da Oposição, por sinal, já se reuniram nesta semana e decidiram entrar com ação na Justiça Comum pedindo o impeachment de Casares. Particularmente, sou favorável a essa atitude radical da Oposição tricolor. Que afastem o atual presidente e coloquem em seu lugar o atual vice-presidente, Harry Massis Júnior.  Mas há quem diga que não deveriam tirá-lo do cargo agora, quando só falta um ano para terminar seu mandato. Discordo.

Se Casares cometeu tantos erros neste ano, seria péssima idéia mantê-lo no cargo onde ele só enterraria ainda mais o São Paulo. E para completar: neste ano não foi só a denúncia de desvio de dinheiro de ingressos que marcaram negativamente a gestão Casares. Outras  denúncias aconteceram durante a temporada 2025. Ou vocês não se lembram que a cada jogo neste ano o São Paulo perdeu de um a dois jogadores por contusão e que, a recuperação deles sempre foi sempre lenta demais na comparação com o que acontece em outros clubes. 

Tem também o caso de um médico que se dizia especializado e  receitou pílulas para emagrecer para um jogador que estava acima do peso. Na verdade, a medicina de hoje não pode e nem deve ficar restrita a “pílulas de emagrecimento”. Num grande clube de futebol hoje em dia, deve haver sempre um setor que cuide dos atletas que tem esse problema. Mas no São Paulo, com médicos do nível que citei, seria mais fácil o atleta continuar a engordar do que perder alguns quilos por semana. Tudo isso porque Casares nunca deu muita importância para o departamento médico do clube, que no passado, até já foi um exemplo, mas que, nos últimos anos, sempre se revelou ser dos mais incompetentes do futebol brasileiro. Ou estou errado….

Marcado:

Sign Up For Daily Newsletter

Stay updated with our weekly newsletter. Subscribe now to never miss an update!

[mc4wp_form]

Deixe um Comentário