Cheguei a pensar que naquele lugar onde gravam “Renascer” não fazia sol. Ou nunca fez sol. De dia sempre uns tons sépia, um claro-escuro de quem faz fotografia artística, perfis sombreados. Ambientes na penumbra.
Também cheguei a pensar que não havia luz elétrica, mas vi um ou outro abajur aceso e intui que existia energia, sim, embora as cenas durante a noite sejam um breu total, melhorando quando alguém acende uma vela para a Santa. Houve um capítulo inteiro – inteirinho! – que não vi a cara de ninguém, só tinha som. E como as moças que atuam na novela – as mais novinhas – não articulam bem as palavras também não conseguia saber quem era a atriz da vez. Tirando a moça que faz a “Sandra” (Giullia Buscacio, por sinal, muito bonita!) não entendo nada o que as outras falam. A pior é a professora. Cruzes, ela fala de boca fechada e tem uma voz baixo/profunda que piora muito a situação. (Mas é bonita, a danada!)
É triste que a garotada contratada pela Globo não se aprimore com umas aulinhas de fono. Poxa, ia melhorar muito.
O contraste entre os jovens atores e atrizes e os excelentes nomes da velha guarda – Marcos Palmeira, Mateus Nachter gaele, Jackson Antunes, Irandir Santos e a apaixonante Camila Morgado – é cruel para as jovens que estão no elenco. Tire-se dessa leva esse menino chamado Juan Paiva, um ator preto, lindo, jovem e ótimo! Sorriso de gente boa (só pode ser!) e interpretação primorosa, até quando o texto deixa a desejar. Esse moço, que eu nunca tinha visto, vai longe. E olhem que há sessenta anos atrás eu já disse isso de Italo Rossi e de Valmor Chagas. Voz de profetiza, a minha.
Outra atriz que não conhecia – Edvana Carvalho – é também excelente (“Inácia”) e não se perde nada do que ela fala. Até Vladimir Brichta, useiro e vezeiro em caras e bocas está levando o papel bem. Já Almir Sater, cantor e compositor maravilhoso faz o papel do libanês com maestria. A novela cresce em suas cenas.
A primeira parte de “Renascer” estava ótima. Esta deixa a desejar. Mas, como já disse várias vezes, gosto de ver novelas, gosto de ver o trabalho de bons atores de teatro que se destacam na tevê. Adoro ver bons trabalhos de interpretação. E por falar nisso, reparem na Camila Morgado, cuja participação, agora, está aumentando. E crescendo! Que grande atriz essa mulher é! Nos últimos capítulos ela tem maior participação e dá-nos uma “Iolanda”, ex “ Dona Patroa”, farsesca e impagável. Atriz é isso!
Para terminar. Sempre achei Sofie Charlotte uma atriz excelente. Em “Renascer” ela aparece magérrima. Pena que o talento também emagreceu. Gostaria de vê-la em outras ocasiões, de volta ao brilhantismo que sempre teve..