Vai depender da maneira como os estão criando, dos valores que estão sendo transmitidos a eles referentes ao respeito, amor, paciência, empatia e gratidão.
Ensinar pelo exemplo é a maneira mais eficaz de transmitir conhecimento. Acolher no momento em que mais precisam de ajuda me parece digno.
A velhice pode ser triste, depressiva e muito solitária…
Podemos comparar a dificuldade que os velhinhos apresentam hoje para caminhar com a de uma criança quando está aprendendo a andar? Tão bonitinho ver uma criancinha dar seus primeiros passos, mas é chato ter que acompanhar a lentidão de um idoso caminhando cansado pela longa estrada que já percorreu.
Quais são os valores que estão sendo transmitidos a eles sobre envelhecer?
Deram-lhes a vida para que pudessem construir sua história e sua família também. Ensinar aos filhos que a vida é o bem mais precioso que podemos receber de alguém e ser grato pela vida que os pais lhes deram me parece um bom caminho para o ensinamento.
A velhice é triste. O que sempre fizeram sozinhos durante toda a vida, hoje não conseguem mais; são dependentes de seus filhos ou de pessoas que os ajudem nas tarefas mais simples. Literalmente perdem sua autonomia.
Claro que a rotina muda quando é necessário cuidar dos pais idosos, assim como muda com a chegada de um bebê, mas não ter tempo para dedicar àquele que tanto tempo dedicou sem pedir nada em troca não me parece justo.
Ensine os filhos de hoje sobre a importância dos mais velhos em suas vidas. Incentive-os a ouvir as ricas histórias de suas vidas. Dê prioridade aos idosos para sentarem-se à mesa para uma refeição, para usarem a poltrona mais confortável da casa e assistirem seu programa favorito. Pela lei natural da vida, eles têm menos tempo de existência; aproveite esses momentos.