Olá amigos do ORBIS NEWS.
O Brasil está disputando a Copa América e com os seguintes resultados até aqui: 0x0 contra a Costa Rica, vitória contra o Paraguai 4 a 1 e empate com a Colômbia 1 a 1. Jogos da fase de Grupos e se classificou para as 4as de final.
O nosso próximo adversário será o Uruguai sábado que vem (06/07).
O Corinthians, na zona de degola do Brasileirão, também não está bem, daí o título deste comentário.
Historicamente o Uruguai um adversário “encardido”, briguento e catinguento. Até aqui, 89 jogos com o seguinte balanço: 49 vitórias nossas, 20 deles e 20 empates. Em números de gols até o ano passado fizemos 142 gols e tomamos 98 deles.
A derrota mais doída, sem dúvida a do Maracanã no Mundial de 50, no fatídico dia 16 de julho, conhecido com o “MARACANAÇO”: 2 a 1 para eles, de virada. Obdulio Varela o capitão do time uruguaio foi um monstro em campo.
Primeiro tempo 0x0. No segundo tempo 1 x 0 para o Brasil, gol de Friaça que era jogador do São Paulo. Aos 21 minutos Schiafino empatou, 1 a 1. Aos 34 minutos Alcides Ghiggia, pelo lado direito onde Bigode nosso lateral esquerdo deixava a desejar, avançou a até a meta e meteu a bola no gol entre o nosso goleiro Barbosa e o poste. Até hoje acho que era uma bola defensável.
Público pagante no borderô 173.850. Com caronas e penetras estimativa de 200 mil pessoas.
Eu tinha 11 anos de idade.
Em 1960, já repórter da TV Tupi, fui para o Uruguai e tentei entrevistar Obdulio Varela acompanhado com um cinegrafista. Consegui o seu endereço, cheguei lá, uma casa bem simples com aquelas cortinas de plástico em tiras, aquelas que com ventos balançam e espantos moscas e mosquitos.
Não vi campainha então bati palmas e aí vi o Obdulio sair e vir até a porta. Me identifiquei e solicitei uma entrevista.
Ele, encardido como sempre e grosso começou a gritar: “Fuera, fuera, no me moleste.” Tudo isso com dedo em riste virou as costas e voltou para casa ainda xingando.
Uma pena que o cinegrafista ainda estava pegando a sua máquina e tripé e não estava com a câmera ligada.
Quanto ao Corinthians, se não melhorar muito, corre o risco até de rebaixamento. Campanha pífia até agora. Precisa melhorar muito para não ficar sob a terrível ameaça de rebaixamento.
Um abraço.
Lucas Neto
cel. (11) 99631-7260