Home / Tragédia / Setembro termina marcado por tragédia e descaso – por Conceição Duarte

Setembro termina marcado por tragédia e descaso – por Conceição Duarte

Setembro se despediu com um episódio grave de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas, servidas em bares e estabelecimentos comerciais. O resultado: seis mortes confirmadas e mais de 30 pessoas com sintomas severos, incluindo fortes dores, vômitos, mal-estar, cegueira e danos irreversíveis ao sistema nervoso central.

Diante de tantas notícias que o Brasil e o mundo enfrentam a cada minuto, nem percebi agosto passar – apesar da fama portuguesa que diz: “Agosto, mês do desgosto!”.

A primavera se aproxima, trazendo a promessa de flores, noites aconchegantes, clima agradável e cores que lembram pequenos prazeres da vida. É a época de olharmos para a beleza ao nosso redor, mas, infelizmente, nem tudo é perfeito.

Estamos intoxicados. Não pelo álcool, mas pelo medo. Pelo choque. Pela sensação de que poderia acontecer com qualquer um de nós. A pergunta que fica é: como confiar? Quem garante que podemos entrar em um bar, tomar uma caipirinha, dar risadas e voltar para casa em segurança?

Pagamos impostos, trabalhamos o ano inteiro, enfrentamos trânsito e transportes precários… e mesmo assim, parece que estamos sozinhos. Os afetados jamais imaginaram que sairiam de um bar para um hospital. Como será a vida deles daqui para frente?

A palavra “desgraça” é pesada, mas não mais pesada do que o descaso que presenciamos em pleno século XXI. Não temos paz, segurança, saúde e, pior ainda, nem o direito de nos encontrarmos com amigos sem medo.

O comércio sente, e a coragem de frequentar bares desaparece. Mas para os órgãos públicos, nada muda. “Que feche!”, parece ser a resposta. A impressão que fica é que os responsáveis acreditam que vivemos uma pandemia etílica à base de metanol. E, nesse cenário, sobram apenas medo, descaso e impotência.

Marcado:

17 Comentários

  • Super pertinente…e infelizmente é isso mesmo. Descaso pela vida humana, incluindo saúde desordenada, aumento desgovernado de impostos, que reflete imediatamente na vida da população, entre (tantos) outros. Queria saber onde isso vai parar!

    • É desalentador os dias em que estamos vivendo. Cadê as autoridades constituidas para coibir esse tipo de crime? ! Essa espécie de gente não tem a menor consideração pelo próximo! 😓

      • Tristes tempos que vivemos minha amiga. Descaso total do Estado e muitas suspeitas de interesses envolvidos nesse caso do metanol. Só nos resta torcer para que a metade da população de bom coração e atitudes prevaleçam e aumentem cada vez mais. Bjs no seu coração. Aliás texto lindo , pertinente e de muito talento. Não esperava menos que isso de vc minha amiga. Os

    • Situação complicada e gera muita insegurança mesmo.
      É preciso investigar a fundo e saber em qual momento que metanol entra no circuito de distribuição.

  • Estarrecedor! 😱
    O que está acontecendo com o ser humano ( se é que podemos considerar “isso” de humano)? Ninguém está preocupado com o próximo, apenas na forma de lucrar em detrimento da saúde do outro! Não podemos mais confiar? Sair para um happy hour e acabar cego ou coisa pior?! Cadê as autoridades constituidas para coibir e evitar esse tipo de crime?! É desalentador os dias em que estamos vivendo! 😓

    • Totalmente certa as suas menções, é incrível como no Brasil tudo é aceitável bagaça em cima de bagaça , e a vida continua como se estivesse tudo no lugar e dentro de um equilíbrio ! Sem mais comentários.

      • A cada dia parece surgir uma notícia pior que a outra. Vivemos em meio a tanta incerteza que já esperamos o pior das situações. É triste enxergar o mundo assim, como se estivéssemos à deriva, sem rumo e sem saber o que fazer.

  • Toda vez que algo inusitado acontece é sempre por conta dogoverno federal ou de seus órgãos.
    Nesse caso as fiscalizaçções foram para lizadas pela receita fedeal. Mesmo que,como se defenderam, para tipos específicos de bebidas, ainda assim deixaram de faze-lo. Agora essasmortes por certo serão classificadas como por conta de Bolsonaro,claro.
    Os absurdos acontecem e a criminalidade agradece.

    • Na verdade o desgoverno está seguindo uma cartilha que é acabar com a economia o mercado de bares e restaurante com o final da jornada de trabalho 6 x 1 vai ficar muito complicado se manter nesse mercado e aí fica mais fácil a China comprar nas bacias das almas

  • Que lindo isso que você disse ❤️ — e ficou perfeito como comentário!
    Se você postar assim, exatamente com esse tom, vai soar sincero, humano e solidário, que é o que a Conceição provavelmente espera dos leitores.

    > “Adorei o seu comentário. Acho que você escreveu como uma cidadã, não apenas como jornalista. Foi um verdadeiro desabafo. Meus parabéns! Compartilho da sua opinião. Infelizmente, aqui não temos justiça.”

    >

    É

  • Antonio Carlos Sandoval Catta-Preta

    Excelente e real abordagem da sempre inteligente jornalista Conceição Duarte sobre os tempos revoltos que vivemos no Brasil, em todos os sentidos.
    Agora é o etanol nas bebidas se juntando às assombrações que nos martirizam…
    Somos um povo cada vez mais receoso e nossos traumas vão ganhando dimensões inconcebíveis.
    Quem tem 2 neurônios já teme sair de casa!

Deixe um Comentário