-
O início da instrução do processo pelos atos de 8 de Janeiro, o que pode ocorrer se a prova policial não for confirma e juízo ? Por Cesar Dario
Diferentemente do que ocorreu por ocasião do recebimento da denúncia em que são exigidos meros indícios suficientes de autoria e prova da existência do crime (materialidade), para a condenação criminal são imprescindíveis provas concretas e acima de qualquer dúvida razoável.ContentsDesafios OperacionaisConclusão Também diversamente do que ocorre no inquérito policial em que não há contraditório e…
Contents -
As eleições em Portugal evidenciam um cenário desafiador para a esquerda e um avanço significativo da extrema-direita. Por Roberto Freire
Isto é demonstrado com a vitória da AD (32,1%, 86 deputados) coligação de centro-direita formada pelo :Partido Social Democrata (PSD) liberal, o CDS – Partido Popular (CDS-PP) conservador e democrata-cristão, e o Partido Popular Monárquico . E o grande avanço do Chega ( 22,56% 58 deputados) partido de extrema direita e que teve um aumento…
-
O País do “Faz de Conta”. Por Elizabeth Leão
Reporto-me à minha infância quando o “faz de conta” era uma brincadeira que nos motivava a viver momentos de fantasia que se mesclavam com um misto de ausência de responsabilidade, tão peculiar àquela fase de nossas vidas. Era muito prazeroso, e a alegria contagiava a mente de todas as crianças naquelas situações hipotéticas e imaginárias.ContentsDesafios…
-
Bilheteria Express comercializa ingressos para palestra do pastor Claudio Duarte, em São Paulo. Por Claudio Duarte
São Paulo, fevereiro de 2025 – A Bilheteria Express, plataforma digital que oferece soluções automatizadas para a compra e gestão de ingressos, comercializa ingressos para palestra do pastor Cláudio Duarte, que vai acontecer no dia 20 de março, às 21 horas, no Espaço Unimed, em São Paulo. Os valores variam entre R$139,90 e R$2.200 (mais…
-
Bermudas e o mundo de calças curtas. Por Marli Gonçalves
Bermudas. Repara só. É recente, pelo menos aqui na engravatada São Paulo, ver tantas pernas desnudas, a invasão das bermudas que, com o calor absurdo que vem sendo registrado, parecem, enfim, ter libertado os homens. Não era assim. Brinque de contar quantas vê, quando sair: estão em todos os lugares.ContentsDesafios OperacionaisConclusão Cambitos à mostra, todas…
-
Trump dá adeus à paz. Por Marco Piva
Partindo para o tudo ou nada, Donald Trump vai aos poucos retirando os Estados Unidos dos organismos multilaterais do mundo.ContentsDesafios OperacionaisConclusão Depois de anunciar a saída da OMS, ele reduzirá fortemente o financiamento da ONU.O argumento de que está evitando a “gastança do dinheiro público” é o mesmo de ação semelhante que praticamente dizimou a…
-
Pé-de-meia licenciaturas: um incentivo justo ? Por Antonio Tuccilio
O Programa Pé-de-Meia Licenciaturas, criado para apoiar financeiramente estudantes de licenciatura que se destacam no Enem, é uma iniciativa essencial para a valorização da educação e a formação de novos professores. No entanto, sua execução levanta questionamentos importantes sobre a efetividade e equidade na distribuição dos recursos.ContentsDesafios OperacionaisConclusão O programa oferece pagamento de incentivo financeiro…
-
Empoderamento Feminino: Evolução ou Excesso? Por Bruna Gayoso
Nos últimos anos, o empoderamento feminino se tornou um dos movimentos sociais mais discutidos e celebrados. Mulheres conquistaram espaço, voz e autonomia em diversos campos, rompendo barreiras históricas e ampliando seus direitos. No entanto, como qualquer mudança social, essa revolução também traz desafios e reflexões.ContentsDesafios OperacionaisConclusão Em meio a tantas transformações, surgem questionamentos: será que…
-
Um Trump não nasce no vácuo. Por Rubens Figueiredo
É muita presunção dizer que aquilo que os americanos querem para si é erradoContentsDesafios OperacionaisConclusão A imagem que o mundo tem dos Estados Unidos foi construída majoritariamente pelo pensamento da esquerda, que se autodenomina progressista e apresenta uma hegemonia bastante confortável nas universidades e meios de comunicação tradicionais continentes afora. O pior tipo de raiva…
-
O trágico caso do Jardim Pantanal. Por Almir Pazzianotto
Pela enésima vez, a população toma conhecimento de dramáticos casos de inundação de bairros populares, localizados sobretudo nas várzeas do Rio Tietê, dentro de São Paulo ou de municípios vizinhos, causando prejuízos irreparáveis a milhares de famílias pobres.ContentsDesafios OperacionaisConclusão Dependendo do volume aproximado de vítimas, humanas ou materiais, emissoras de televisão e jornais concedem espaço…
-
As explicações do Ministro Moraes. Por Almir Pazzianotto
Devemos ter pelos integrantes do Poder Judiciário respeito sacrossanto,impossível de ser violado. Disse alguém, e com toda a razão, que “a civilização de umpovo se mede pela opinião que se tem da de sua Magistratura”.ContentsDesafios OperacionaisConclusão O jornal Folha de São Paulo publicou nesta semana pesadas acusaçõesdirigidas ao ministro Alexandre Moraes, integrante do Supremo Tribunal…
-
É preciso humanizar o trânsito. Por Ricardo Teixeira
Vereador Ricardo TeixeiraContentsDesafios OperacionaisConclusão Atualmente, estamos vendo uma escalada de violência no trânsito, seja no aumento do número de acidentes, seja em brigas recorrentes que acabam em mortes. Na região metropolitana de São Paulo, 850 pessoas perderam a vida entre janeiro e maio, o que reflete uma alta de 32% na comparação com o mesmo…
-
Olimpíadas de Paris 2024: Entre a Magia da Abertura e os Desafios do Evento ao Ar Livre. Por Ricardo Cavalcanti
Muitos especialistas, atletas, intelectuais etc., comentaram sobre a abertura das Olimpíadas em Paris. Vou dar a minha modesta opinião, como alguém que já esteve presente e assistiu a várias aberturas de Olimpíadas pela TV.ContentsDesafios OperacionaisConclusão A primeira discussão é se a abertura de uma Olimpíada deve ser em recinto fechado (estádios, ginásios etc.) ou pela…
-
Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Por Roberto Livianu
A Carta Maior brasileira conferiu ao tema da publicidade o status de princípio constitucional, conforme expressa o artigo 37, que traduz a essência da transparência esperada dos agentes públicos como regra, sendo a hipótese de sigilo absolutamente excepcional. É verdade que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) agora faz parte de nosso ordenamento…
-
Acreditem, os jogos olímpicos ajudam melhorar a saúde. Por Nabil Ghorayeb
Sabemos que os Jogos Olímpicos contribuem e muito para a melhoria da saúde em geral. No seu início, os Jogos Olímpicos eram demonstrações de força física dos soldados mais fortes e ocorriam de tempos em tempos, contribuindo para um período de paz entre os vários povos antigos. Os vitoriosos recebiam uma significativa coroa de louros…
-
Traços do caos na linha do horizonte. Por Gaudêncio Torquato
Joe Biden, nos EUA, tem dito e repetido que Donald Trump é um mentiroso contumaz. E o republicano, agora com uma bandagem branca sobre uma orelha, torna-se favorito ao pleito de novembro, graças ao atentado de que foi vítima. Produziu uma foto icônica, punho erguido, sangue escorrendo da orelha para as bochechas, com a estética…
-
A publicidade da Publicidade está (quase) morrendo. Por Antoninho Rossini
Um dos papas globais da Publicidade, o britânico David Ogilvy, sabia como ninguém cativar e atrair clientes para sua agência, a Ogilvy & Matter. Em décadas de atividade, criou uma rede mundial de comunicação das mais respeitadas. Ao falecer, em 1999, num castelo na França, deixou vasta literatura sobre a atividade que, mesmo com todo…
-
Áreas de risco: a cidade conta hoje com o primeiro Plano Municipal de Redução de Risco de sua história. Por Marcos Monteiro
Dando continuidade às políticas municipais que visam garantir o bem-estar e segurança de todos os paulistanos, publicamos no início deste mês o primeiro Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) da história da cidade de São Paulo. Convido todos a participarem da Consulta Pública deste documento tão importante para o desenvolvimento da cidade. O processo…
-
PESADELO EM DACHAU, FÁBRICA DE MATAR PESSOAS. Por Sérgio Barbalho
O que restou daquele campo de extermínio nazista será preservado para sempre – como um alerta. Essa verdadeira memória do horror, que emudece os visitantes, jamais será esquecida e ficará como testemunha desse cenário de violência e atrocidades que vitimou milhares de judeus e prisioneiros políticos durante a II Guerra Mundial.ContentsDesafios OperacionaisConclusão O campo de…
-
Bendita vitória, maldita derrota. Por Nelson Cilo
Após cerca de 40 anos como repórter esportivo, dei uma pausa neste cenário explosivo para me posicionar, mesmo que casualmente, como observador – cético, digamos assim – das imagens do circo. Agora, gostaria de mostrar a vocês a ótica mais exata do que vejo na mídia considerada xiita, a qual, creio eu, vê a bola…
-
O Brasil cada vez mais próximo de se tornar um narcoestado. Por Cesar Dario
Mais um passo para o Brasil se tornar um narcoestado, o paraíso para o traficante e para o tráfico de drogas.ContentsDesafios OperacionaisConclusão Tudo se faz para beneficiar o praticante deste delito, seja na esfera penal, com a aplicação do redutor e de penas insignificantes, seja na esfera processual, pela cada vez maior dificuldade em se…
-
Puerto Madero caboclo. Por Regina Helena de Paiva Ramos
Há quase 40 anos, uso a Marginal Pinheiros – sentido Interlagos – para chegar em casa. De uns tempos para cá, vinha observando a movimentação de obras perto da Usina da Traição e, há cerca de um mês, uma agitação maior: tratores em ação, grande volume de terra e separação com tapumes da pista expressa,…
-
O atentado contra Trump demonstra um grave momento na Política Mundial. Por Walter Ciglioni
Nos Estados Unidos, vários presidentes e candidatos à presidência enfrentaram atentados ao longo da história. Quatro presidentes foram mortos enquanto estavam no cargo: Abraham Lincoln (1865), baleado na cabeça enquanto assistia a uma peça de teatro em Washington D.C.; James Garfield (1881), atingido por um tiro em uma estação de trem em Washington D.C. e…
-
Ah, esse perigoso mundo virtual… Por Marli Gonçalves
Esse mundo virtual, que funciona fora da realidade, está muito esquisito porque para ele estão sendo transferidas todas as coisas, criando realmente um mundo paralelo onde o que acontece lá vem parar na vida real, criando a maior confusão. Entendeu? Explico.ContentsDesafios OperacionaisConclusão Vejam só. Um exemplo são as traições. Essa semana mesmo soube de um…
-
Precisamos vencer a cultura do ódio – Por Roberto Livianu
Nos últimos dias, temos assistido a novos capítulos de uma guerra entre Poder Executivo e Poder Legislativo, cuja solução mais uma vez está submetida ao Supremo Tribunal Federal, mais especificamente ao ministro Alexandre de Moraes. Em maio, o presidente Lula editou um decreto que aumentava a alíquota do IOF (Imposto de Operações Financeiras). Em junho,…
-
Mania, Hábito, Costume por Marli Gonçalves
Falo mania de forma tranquila, mas bem sei que quando tratadas na área de saúde mental elas podem ser sérias, indícios de transtornos, como quem tem a de limpeza, verificação constante de portas e janelas, roer unhas ou até mais graves como a cleptomania. Podem, inclusive, trazer sofrimento. Pelo que entendo, a principal diferença entre…
-
A Importância dos CEPACs no Financiamento Urbano nas Maiores Cidades Brasileiras – por Marcos Cintra
O prefeito Ricardo Nunes e a Câmara Municipal de São Paulo dão notícias de que pretendem alterar as principais diretrizes da Operação Urbana Faria Lima para attender os reclamos do mercado. Ainda que possa parecer razoável, trata-se de ação que compromete a solidez e a estabilidade do mais importante instrumento moderno de financiamento público.ContentsDesafios OperacionaisConclusão…
-
O DIREITO PENAL DO INIMIGO E A OPRESSÃO ESTATAL por Cesar Dario
Para quem vive e estuda o direito penal há mais de 35 anos é triste ver quando ele é desfigurado e passa a ser empregado como instrumento de opressão, passando ao largo de sua técnica, existente há quase um século em nosso país.ContentsDesafios OperacionaisConclusão O direito penal anda de mãos dadas com o direito constitucional,…
-
Leitura é um ato de liberdade por Sorayah Câmara
Pierre Bayard (1954) é um acadêmico, psicanalista, escritor e professor de literatura na Universidade Paris-VIII. Ele afirma que a exigência de ler e a culpa por não conseguir ler obras inteiras nos afastam dos livros.É errado tentar impor regras para a leitura, este ato deve ser consciente e espontâneo.Portanto, ler um livro da primeira à…
-
Nova Fórmula de Crédito Imobiliário: O Impulso Necessário para a Classe Média
O mercado imobiliário brasileiro está prestes a passar por um momento transformador, com o governo federal estudando uma nova fórmula de crédito para imóveis de até R$ 1,5 milhão. Essa proposta visa não só reaquecer o setor, mas também tornar o financiamento imobiliário mais acessível para a classe média, um público vital para o crescimento…
-
Vivemos uma crise de intolerância. Por Roberto Freire
A Palavra de ordem “Inimigo do Povo” ganhou notoriedade durante a Revolução Francesa (1789-1799), particularmente no período do Reinado do Terror (1793-1794). Maximilien Robespierre e outros líderes jacobinos usaram termos semelhantes para designar aqueles que se opunham à revolução ou eram percebidos como traidores. A expressão foi formalmente popularizada para justificar execuções em massa, como…
-
Arte abstrata vs. figurativa – Os diferentes estilos e suas interpretações. Por Rafael Murió
Em uma galeria silenciosa, duas telas se enfrentam. De um lado, traços soltos, cores vibrantes e formas não reconhecíveis. Do outro, a silhueta de um corpo humano pintado com precisão quase fotográfica. A primeira, abstrata; a segunda, figurativa. Ambas, no entanto, desafiam e encantam o olhar atento. Mas o que exatamente diferencia esses estilos? E…
-
Alteridade é mais do que empatia. Por Sorayah Câmara
A palavra alteridade advém do vocábulo latino “alteritas”, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de se colocar no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva.Alteridade é reconhecer que existem pessoas e culturas singulares e subjetivas que pensam, agem e entendem o mundo de suas maneiras.Uma sociedade…
-
Ciranda move a perversa cultura do planeta bola. Por Nelson Cilo
No futebol, é assim: a distância entre o céu e o inferno mantém o exato limite de um gol no finzinho ou, pior ainda, nos acréscimos. Aí não tem choro nem vela. A contraditória mentalidade historicamente implantada nos clubes, principalmente aqui e menos lá fora, coloca os pilotos dos ocasionais fracassos no olho da rua.…
-
Direitos no transporte coletivo. Por Celso Russomanno
As empresas privadas de transporte coletivo são serviços públicos e só podem prestá-los mediante concessão do Município, Estado ou União. Essa é uma prestação de serviços que está amparada no Código de Defesa do Consumidor (CDC), art. 3º, §2º. Além do CDC, a Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU (Lei nº 12.587/2012) também determina…
-
O Estado Democrático e o Direito penal. Por Cesar Dario
Durante a idade média até o final do século XIX o direito penal foi empregado pelo Estado contra a população em geral com a clara ideia de impingir o medo e, com isso, manter o poder absoluto.ContentsDesafios OperacionaisConclusão Naquela época, predominava o arbítrio do soberano e a crueldade das penas, como a de morte na…
-
A Lei Cidade Limpa em risco: retroceder é inaceitável. Por Luiz Flávio Borges D’Urso
São Paulo não pode andar para trás. Depois de quase duas décadas de um esforço coletivo que transformou nossa paisagem urbana, surge a pergunta incômoda: por que desmontar o que deu certo?ContentsDesafios OperacionaisConclusão A proposta de flexibilizar a Lei Cidade Limpa, aprovada em primeira votação pela Câmara Municipal de São Paulo, não representa modernização, mas…
-
Quartas-de-final do mundial de clubes. Palmeiras e Fluminense representam o Brasil. Por Sérgio Carvalho
O futebol brasilero terá dois representantes na fase quartas-de-final do Mundial de Clubes que está sendo disputado nos Estados Unidos. Entre os oito clubes classificados, dois são brasileiros: Palmeiras e Fluminense. Ambos jogam nesta sexta-feira, dia 4 de julho. Às 16 horas o Fluminense encara em Orlando, o surpreendente Al Hilal, da Arábia Saudita, primeiro…
-
As proibições em estádios dos Estados Unidos são invejáveis. Por Lucas Neto
Oi amigos do ORBISNEWS.No Lincoln Financial Field na Filadélfia onde vão jogar Palmeiras x Botafogo pelo Mundial de Clubes, o estádio possui recomendações e proibições de comportamentos dos torcedores que deveriam ser copiadas aqui no Brasil (principalmente) e vários estádios do mundo todo.Exemplos:*Não xingar*o time adversário*Não apostar no futebol*Não usar linguagem ou gestos ofensivos*Não fazer…
-
O pôr do sol sindical. Por Almir Pazzianotto
Desagrada-me escrever este artigo. Sinto-me, contudo, obrigado a fazê-lo, estimulado pelo texto publicado por Celso Ming, comentarista de economia do jornal O Estado de S. Paulo (ed. 29/6, pág. B2). O meu objetivo é provocar discussões em torno de assunto que me é caro e de interesse geral.ContentsDesafios OperacionaisConclusão Sob o título “Cadê o sindicato…
-
A dor que não se pode dizer: A saúde mental masculina está gritando. Mas ninguém quer ouvir. Por Bruna Gayoso
Vivemos numa era em que as vozes se multiplicam, e causas sociais ganham destaque.ContentsDesafios OperacionaisConclusão No entanto, uma voz essencial continua sendo calada, ignorada, invisibilizada: a voz dos homens. O homem perdeu o direito de se defender. Perdeu o direito de explicar. Perdeu até o direito de sofrer. Basta uma mulher dizer que sofreu um…
-
Do Pulso ao Coração: Dois saberes para o tratamento da Hipertensão. Cristiane Sanchez
Em um consultório, o ritual é familiar: o manguito do esfigmomanômetro abraça o braço, os números piscam no visor, e o veredicto chega: “Sua pressão está um pouco alta.” Para muitos, hipertensão é apenas um número elevado, um problema silencioso que exige medicação contínua. Mas por trás desse diagnóstico há histórias não contadas de estresse,…
-
Xenófanes de Cólofon (570 a.C. – 475 a.C.), filósofo grego pré-socrático. Por Sorayah Câmara
Xenófanes de Cólofon é importante filósofo da Escola Jônica.A escola jônica foi uma escola localizada na cidade de Mileto, na Jônia, nos séculos VI e V a.C..O pensamento de Xenófanes é muito importante por ser crítico. Principalmente, em relação à visão clássica em termos religiosos desde Hesíodo (foi um dos maiores poetas gregos da Idade…
-
Validação de domínios: Por que checagens superficiais já não bastam. Por Denis Furtado
Em um mundo onde a identidade digital se tornou o principal ponto de contato entre empresas e seus públicos, validar domínios de forma eficaz é uma questão de segurança — e de reputação. No entanto, muitas organizações ainda confiam apenas em métodos básicos como expressões regulares (regex) para verificar seus domínios, o que já não…
Precisamos vencer a cultura do ódio – Por Roberto Livianu
Nos últimos dias, temos assistido a novos capítulos de uma guerra entre…
Mania, Hábito, Costume por Marli Gonçalves
Falo mania de forma tranquila, mas bem sei que quando tratadas na…
A Importância dos CEPACs no Financiamento Urbano nas Maiores Cidades Brasileiras – por Marcos Cintra
O prefeito Ricardo Nunes e a Câmara Municipal de São Paulo dão…
O DIREITO PENAL DO INIMIGO E A OPRESSÃO ESTATAL por Cesar Dario
Para quem vive e estuda o direito penal há mais de 35…
Leitura é um ato de liberdade por Sorayah Câmara
Pierre Bayard (1954) é um acadêmico, psicanalista, escritor e professor de literatura…
Nova Fórmula de Crédito Imobiliário: O Impulso Necessário para a Classe Média
O mercado imobiliário brasileiro está prestes a passar por um momento transformador,…
Vivemos uma crise de intolerância. Por Roberto Freire
A Palavra de ordem "Inimigo do Povo" ganhou notoriedade durante a Revolução…
Arte abstrata vs. figurativa – Os diferentes estilos e suas interpretações. Por Rafael Murió
Em uma galeria silenciosa, duas telas se enfrentam. De um lado, traços…
Alteridade é mais do que empatia. Por Sorayah Câmara
A palavra alteridade advém do vocábulo latino “alteritas”, que significa ser o…
Ciranda move a perversa cultura do planeta bola. Por Nelson Cilo
No futebol, é assim: a distância entre o céu e o inferno…
Direitos no transporte coletivo. Por Celso Russomanno
As empresas privadas de transporte coletivo são serviços públicos e só podem…
O Estado Democrático e o Direito penal. Por Cesar Dario
Durante a idade média até o final do século XIX o direito…
A Lei Cidade Limpa em risco: retroceder é inaceitável. Por Luiz Flávio Borges D’Urso
São Paulo não pode andar para trás. Depois de quase duas décadas…
Quartas-de-final do mundial de clubes. Palmeiras e Fluminense representam o Brasil. Por Sérgio Carvalho
O futebol brasilero terá dois representantes na fase quartas-de-final do Mundial de…
As proibições em estádios dos Estados Unidos são invejáveis. Por Lucas Neto
Oi amigos do ORBISNEWS.No Lincoln Financial Field na Filadélfia onde vão jogar…
O pôr do sol sindical. Por Almir Pazzianotto
Desagrada-me escrever este artigo. Sinto-me, contudo, obrigado a fazê-lo, estimulado pelo texto…
A dor que não se pode dizer: A saúde mental masculina está gritando. Mas ninguém quer ouvir. Por Bruna Gayoso
Vivemos numa era em que as vozes se multiplicam, e causas sociais…
Do Pulso ao Coração: Dois saberes para o tratamento da Hipertensão. Cristiane Sanchez
Em um consultório, o ritual é familiar: o manguito do esfigmomanômetro abraça…
Xenófanes de Cólofon (570 a.C. – 475 a.C.), filósofo grego pré-socrático. Por Sorayah Câmara
Xenófanes de Cólofon é importante filósofo da Escola Jônica.A escola jônica foi…
Validação de domínios: Por que checagens superficiais já não bastam. Por Denis Furtado
Em um mundo onde a identidade digital se tornou o principal ponto…
Estabilidade não é o problema — a falta de avaliação justa é. Por Antonio Tuccilio
Nos debates sobre a Reforma Administrativa que tramitam no Congresso Nacional, como…
Voluntariado: um fio que conecta a transformação social à realidade de muitos brasileiros. Por Priscila Rodrigues de Souza
Somos inundados por imagens e notícias a partir do momento em que…
Enquanto há vida, apesar das dificuldades, há luta e, com ela, esperança! Por Celso Soares
Foram anos difíceis, de muita luta, suor e sangue, para o Brasil…
Emendas devem ser limitadas a 1% dos gastos não obrigatórios. Por Roberto Livianu
No Brasil, em relação à emenda parlamentar, que tem origem política no…
Jogar contra o Brasil. Editorial da The Economist mobiliza esporte preferido do jornalismo vira-lata. Por Marco Piva
A prestigiada revista britânica The Economist está fazendo sucesso no Brasil onde…
Cidadão acima do Estado. Por José Guimarães Monforte
Indignar-se não basta. Vivemos tempos em que protestar parece não surtir efeito.…