Home / Segurança / Uma escolha pelo conhecimento – por Helvio Borelli

Uma escolha pelo conhecimento – por Helvio Borelli

Na minha trajetória como observador e relator das coisas do crime, da investigação e da justiça, sempre defendi a escolha técnica para a pasta da segurança pública. Ao longo dos anos, vários profissionais do direito, de promotores, juízes e advogados ocuparam a pasta no estado de São Paulo. Uns atuaram de forma bem profissional e política, como o promotor Luiz Antônio Fleury Filho que se saiu tão bem que sua atuação lhe proporcionou a eleição de governador de São Paulo. Outros tiveram uma fraca atuação e pouco são lembrados num Estado onde a Segurança Pública é prioridade.

Daquelas atividades nesse universo, a do delegado de polícia civil é sem dúvida a que reúne mais requisitos para comandar as atividades inerentes ao cargo. Ao longo dos anos, excelentes delegados que comandaram difíceis investigações como titulares de Polícia Judiciária, a política sempre deixou de lado esses profissionais na hora de escolher quem seria o comandante da Segurança, tanto é que o último delegado que se tornou secretário foi o Dr. Elpídio Reali, pai de meu colega de tantos anos da rádio Jovem Pan, o jornalista Reali Junior.

Os anos se passaram e quis o destino que o “garoto” do Ipiranga que pegou amor as coisas da polícia como engraxate na décima sétima delegacia do bairro, virou investigador de polícia, depois delegado com atuação em vários setores de combate ao crime é agora nomeado Secretário de Segurança Pública, Dr. Osvaldo Nico Gonçalves.

Não lhe falta competência para o cargo. Agora o que se espera é que a política não atrapalhe a atuação de um profissional qualificado. Boa sorte Nico, o Delegado Osvaldo Gonçalves.

Marcado:

Deixe um Comentário