Alguém sabe o que essa arte singnifica?
Vamos por capítulos….
1) No dia 15/06/1969, foi inaugurada a TV Cultura, parte integrante da Fundação Padre Anchieta.
Alguns funcionários já trabalhavam na criação e produção de programas, outros estavam sendo requisitados e, enquanto os estúdios não ficavam prontos, os “pilotos” estavam sendo gravados na ECC/USP (hoje, ECA/USP).
Como aluno da 1ª turma de RTV, tive a oportunidade de acompanhar tudo de muito perto e aprender na prática como se montava uma nova emissora.
Em meados de outubro do mesmo ano, a profaª Dra. Nelly De Camargo recebeu a preseça do Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira (presidente da FPA), Oswaldo Sangiorgi (orientador dos cursos de matemática) e Paulo Sérgio Aquilini (coordenador da parte de ensino). Levou-os ao estúdio da TV Educativa e convocou os alunos do 3º ano de RTV para que cada um apresentasse um programa original criado na faculdade. Terminada a apresentação, a profª e os convidados se retiraram e fizeram uma reunião para avaliar os programas. Pouco tempo depois, saiu o “veredicto”: os três alunos produtores dos programas vencedores ganharam uma vaga de estagiário na recém-inaugurada TV2 Cultura!
2) Minha carteira foi assinada com data de 15/11/69. Em seguida, com muita alegria e surpresa, fui escolhido pelo já consagrado jornalista João Walter Sampaio Smolka para ser seu assistente de produção e qual não foi a minha surpresa quando ele me confidenciou: “Temos algo muito sério para resolver. A TV Cultura não tem arquivo, não veio nada com ela e nós dois precisamos montar um programa de uma hora de duração, para ir ao ar no dia 31/12/69. Será uma resenha com os principais assuntos do ano, os bons e os nem tanto. Por isso o título: POSITIVO/NEGATIVO – os principais fatos que foram destaque em 1969!”
3) E, assim, no último dia do ano, a TV Cultura colocou no ar sua PRIMEIRA RESENHA JOENALÍSTICA, produzida e redigida por Walter Sampaio com a assistência de produção de Luiz Fernando Magliocca. Obviamente, um nome como o dele abriu as portas da concorrência e ele conseguiu filmes e fotos dos assuntos mais importantes do ano e que marcaram o início do Jornalismo da TV Cultura. Foram dados os devidos créditos na época.
Essa é mais uma história que, praticamente, a maioria desconhece, mesmo os que escrevem sobre a história da TV, no Brasil!












