1. A Mistura Perigosa (Álcool + Energético)
“Bomba” no organismo: misturar energético com álcool é extremamente perigoso.
Falsa sensação de sobriedade: O energético contém doses elevadas de cafeína, que mascaram os efeitos depressores do álcool. A pessoa se sente “ligada” e não percebe o nível real de embriaguez, levando ao consumo exagerado.
Arritmias e Morte Súbita: A combinação estimula o coração de forma desordenada, podendo por isso causar arritmias, como a Fibrilação Atrial, e outras mais perigosas.
2. Riscos dos Energéticos (Sozinhos)
Uso para se mater acordado: Muitos jovens utilizam energéticos para passar a noite acordados em baladas ou estudando, o que desgasta o sistema cardiovascular.
Efeitos colaterais: O consumo excessivo dos energéticos pode causar tremores, insônia, nervosismo, ansiedade e palpitações (arritmia cardíaca).
Não melhora a performance esportiva: Achar que bebida energética melhora o desempenho físico é um equívoco frequente, pois ele não é um suplemento esportivo, mas um estimulante principalmente pela cafeína.
3. Recomendações do Especialista
Atenção ao coração: Quem tem sensibilidade à cafeína ou cardiopatia prévia deve evitar ou consultar um médico antes de consumir energéticos.
Moderação e bom senso: enfatizamos que o abuso deve ser evitado, priorizando a saúde cardiovascular.
Realmente reforçamos que, sem dúvida, é prudente evitar a mistura de bebidas energéticas com álcool principalmente os destilados como Vodka, Gin e outros pela quantidade de álcool contido nessas bebidas e a consequente efeito tóxico nas fibras miocárdicas.
O Carnaval seja nas Escolas de Samba e nos Blocos pode ser comparado a uma maratona de “exercício físico intenso e longo” exigindo muita energia especialmente para o coração. O folião deve se portar como um atleta/esportista treinado, cuidando da hidratação, alimentação e descanso.
Aqui estão os principais cuidados recomendados para evitar riscos para a saúde mantendo a qualidade da diversão no Carnaval:
Hidratação Intensa: É fundamental beber muita água, água de coco ou isotônicos, mesmo sem sentir sede, para repor os líquidos perdidos pelo suor e suas consequências .
Atenção ao Coração: Controle bem o consumo de bebidas alcoólicas, pois a combinação pode levar a arritmias cardíacas e desidratação grave. Pessoas com problemas cardiovasculares devem ficar atentos.
Alimentação Leve: Faça refeições leves e frequentes. Nunca pule refeições, especialmente antes de ingerir bebidas alcoólicas, para evitar a hipoglicemia.
Descanso e Conheça seus Limites: O corpo dará sinais de cansaço. É crucial descansar e, se necessário, tirar um cochilo durante o dia para repor as energias.
Proteção Solar: Use filtro solar com alto fator de proteção no rosto e no corpo, chapéus e óculos escuros, reaplicando a cada hora.
Roupas e Calçados: Escolha roupas leves, claras e confortáveis. Utilize tênis confortáveis para evitar bolhas e lesões.
Cuidados Pessoais: Use preservativo, mantenha-se com seu grupo de amigos e, se for dirigir, não beba.
Atenção Especial: Não saia em jejum, pode ser arriscado e levar a tonturas, quedas de pressão e desmaios.












