Home / Opinião / Abel Ferreira é, sem dúvida, o melhor técnico da história do Palmeiras! – por Sérgio Carvalho

Abel Ferreira é, sem dúvida, o melhor técnico da história do Palmeiras! – por Sérgio Carvalho

Resolvi hoje falar sobre um dos melhores técnicos que já passaram pelo futebol brasileiro em todos os tempos, o português Abel Ferreira. Ele pode até ser um casca dura, um cidadão mal educado e grosseiro, mas dentro da profissão que escolheu para trabalhar, é, sem dúvida, um dos melhores que eu já vi trabalhando até hoje. Lembro que fiz seis Copas do Mundo, conheci boa parte dos treinadores do planeta, mas garanto à vocês que poucos deles atingiram um nível tão alto quanto o do atual técnico do Palmeiras. E para quem acha que estou exagerando, vamos publicar aqui alguns números, que confirmam tudo que estou dizendo.

Abel chegou ao Brasil em 2020. Logo de cara, já impôs seu estilo de trabalho e ganhou uma Copa do Brasil, mesmo sem ter tido muito tempo para se adaptar. Depois disso, essas conquistas viraram rotina em sua vida, na vida do clube que o paga e na dos seus fanáticos torcedores, que o acompanham dentro e fora dos estádios semanalmente. Mas vamos a relação dos títulos conquistados por Abel em cinco anos de Palmeiras: uma Copa do Brasil (2020); duas Copas Libertadores (2020 e 2021); dois campeonatos Brasileiros (2022 e 2023); uma Supercopa  do Brasil (2023); uma Recopa Sul-Americana (2023) e três Paulistões (2022, 2023 e 2024). Ou seja,  em cinco anos (de 2020 para cá) ele faturou nada mais, nada menos do que dez títulos. É um recordista no futebol brasileiro, porque, como disse acima, ele ganhou todos esses títulos nos últimos cinco anos como treinador de um só clube, o Palmeiras.

Em razão disso, passou a ser respeitado e admirado até por torcedores de outros clubes, que gostariam de tê-lo no comando de seus clubes de coração. No futebol brasileiro, nenhum técnico ficou cinco anos no mesmo clube com tantas conquistas. É o primeiro deles. Enquanto isso, na Série A, enquanto Abel é o técnico do Palmeiras há cinco anos, nos outros clubes nada menos do que 187 treinadores trocaram de camisa durante esse período. É mesmo algo de impressionar. Como também impressionam os recordes que Abel quebrou nestes últimos cinco anos na direção do time de futebol do Verdão: 

  1. É o técnico com mais títulos na história do Palmeiras (só Oswaldo Brandão fez algo parecido);
  2. É o técnico com mais títulos internacionais (ganhou três);
  3. É o técnico com mais finais na história do clube – 15;
  4. É o técnico estrangeiro com mais jogos na história do Palmeiras – 352;
  5. É o técnico estrangeiro com mais vitórias na história do Palmeiras – 206;
  6. É o técnico estrangeiro com mais vitórias internacionais na história do Palmeiras- 98;
  7. É o técnico com mais vitórias no Allianz Parque na história do clube;
  8. É o técnico mais longevo na história do Palmeiras em uma só passagem – 5 anos.

O atual contrato de Abel Ferreira termina no ano que vem. Mas nesta semana, a presidente Leila Pereira, já comentou que, nos próximos dias vai chamar o treinador para discutir a renovação de seu contrato. Até quando? Até a gestão de Leila terminar. Ou seja; enquanto ela ficar no comando, Abel será o treinador. Não podia ser melhor…    

Marcado:

Deixe um Comentário