Home / Sustentabilidade / Adote um bosque – por José Renato Nalini

Adote um bosque – por José Renato Nalini

O ano de 2026 começou bonito em São Paulo. Após plantio de mais de 150 mil árvores em 2025, a estratégia de oferecer mais vegetação para a maior cidade do Brasil continua. O Prefeito Ricardo Nunes participou de um plantio no Bosque Macuco, em Vila Maria, junto à Ponte Jânio Quadros. O local já contava com algumas árvores adultas. Mas ali se plantaram mais quinhentas outras espécies, todas nativas da Mata Atlântica.

Os bosques municipais constituem iniciativa muito coerente com a administração que leva a sério as emergências do clima, tanto que criou a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas. Já existem onze e até 2028 serão cinquenta. O que não impede que empresas, clubes, entidades, Terceiro Setor, Igrejas, participem desse projeto que é a salvação da sobrevivência no planeta.

As árvores reduzem a temperatura e prestam serviços ambientais gratuitos, auxiliando a infiltração da água da chuva para reabastecer os lençóis freáticos. O calor mata mais do que o frio em São Paulo. E há provas científicas de que ele influencia comorbidades. Árvore é tudo o que a humanidade precisa para reequilibrar o regime climático. É a melhor tecnologia disponível, como afirma o físico José Goldemberg, um dos maiores cientistas do planeta.

O “Adote um bosque” permite que a sociedade civil participe da gestão da maior conurbação da América Latina, experiência concreta de democracia participativa que merece adesão de todas as pessoas de boa vontade.

Todos os bosques têm nome de ave característica da fauna paulistana. Procure visitar um deles, adotar aquele que você achar o mais simpático e, se possível, suscite a criação de novos bosques em São Paulo. Quanto mais, melhor!

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.  

Marcado:

Sign Up For Daily Newsletter

Stay updated with our weekly newsletter. Subscribe now to never miss an update!

[mc4wp_form]

Deixe um Comentário