Conecte-se conosco

Destaques

COENZIMA Q10 E A GENGIVITE por Aonio Genícolo Vieira

Publicado

em

Compartilhar

A coenzima Q10 (CoQ10 ou ubiquinona) é uma substância similar a uma vitamina e funciona como um antioxidante, que é produzido pelo corpo humano, sendo essencial para o funcionamento celular básico alimentando órgãos de alta energia, como o coração, olhos e cérebro. Com a idade, os níveis desse antioxidante diminuem e podem se apresentar deficitários em pessoas com câncer, certas doenças genéticas, diabetes, doenças cardíacas, HIV/AIDS, distrofias musculares e doença de Parkinson. Alguns medicamentos também podem reduzir seus níveis.

Mesmo ainda sendo ignorada por grande parte da medicina tradicional, os efeitos antienvelhecimento da CoQ10 em várias partes do corpo já foram bem documentados há décadas através de estudos. Seus efeitos para a saúde bucal infelizmente ainda desconhecidos por grande parte dos dentistas, que muitas vezes se concentram na saúde da boca de forma isolada se esquecendo que o corpo humano é um todo interconectado biologicamente. A boca é a grande entrada para todo o resto do seu corpo. Nela se aloja um ecossistema de, por volta, 100 bilhões de bactérias saudáveis.  A gengivite é uma inflamação das gengivas, que precede a doença periodontal. Tem a sua causa primária decorrente de uma higiene oral deficitária. A pessoa ao se alimentar com carbo-hidratos industrializados ou não, negligenciando uma boa higienização resultará em uma multiplicação das bactérias patogênicas, que transformarão estes carbo-hidratos em ácidos, que inflamarão as gengivas e formarão as cáries. Essas bactérias se espalham do tecido infectado para a corrente sanguínea causando inflamação e infecção por onde passarem.

Estudos mostram a associação da Coenzima Q10 com a regressão de doenças na gengiva e/ou doenças coronárias. Um estudo duplo cego em particular descobriu que doses diárias de 50 a 75mg regrediu a gengivite rapidamente – por vezes dentro de poucos dias. Ao aumentar a ingestão de CoQ10 através de dieta ou suplementação faz-se um grande e regenerativo impacto em cada célula de seu corpo,  inclusive suas gengivas. Aliar uma boa higienização oral com o uso de fio dental e escovações após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) juntamente com consumo de alimentos ricos em CoQ10 podem ajudar muito na prevenção das gengivites.   Primeiramente preste atenção na sua dieta. O antioxidante aqui relatado possui uma coloração vermelho vivo e se encontra presente na carne de gado, ovelha, carneiro, coelho, frango caipira, truta, sardinha, amendoim, pistacho, laranja, brócolis. Mas além da dieta, você pode se privilegiar de uma suplementação adicional.

Aonio Genicolo Vieira é cirurgião dentista

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.