No dia 26 de agosto o Palmeiras está completou 110 anos de sua fundação que aconteceu em 1914 nos salões do Clube Alhambra que ficava na Rua Marechal Deodoro nº 2 que depois com outras ruas é hoje a Praça da Sé.
Funcionários das Indústrias Matarazzo e alguns italianos que moravam no Brás se entusiasmaram com a vinda do Torino e do Pro-Vercelli ao Brasil. naquele ano.
Nesse embalo Vicenzo Ragognetti, um jovem jornalista do jornal Fanfulla que era direcionado à colônia italiana que já era muito grande na capital paulista, reuniu amigos para um encontro naquele local e convenceu-os a fundar uma agremiação que representaria essa comunidade no futebol e outras atividades esportivas e sociais.
Houve um primeiro encontro no dia 19 mas sem uma decisão final e em razão do adiantado da hora resolveram passar para a semana seguinte, dia 26 uma nova reunião.
Nesse novo encontro 46 pessoas (italianos, descendentes, dois portugueses e um espanhol) fundaram o Palestra Itália.
O nome Palestra foi escolhido por ser de origem grega e que era utilizado em italiano como sendo local ou escola onde são praticadas atividades físicas.
Assinaram a ata de fundação e foram eleitos para os cargos diretivos:
Presidente: Ezequiel Simoni.
Vice-presidente: Luigi Emmanuelle Marzo
Secretário geral: Luigi Cervo
Vice-secretário: Antonio Aulicino
Primeiro Mestre Sala: Alvaro F. da Silva
Segundo Mestre Sala: Francesco Morelli
Inspetor de Sala: Vicenzo Cililento
Inspetor de Sala: Adolfo Izzo
Revisor de Contas: Oreste Giangrande
Revisor de Contas: Armando Rebucci
Revisor de Contas: Guido Gianett
MEMBROS: Alfonso de Azevedo, Alfonso Mosca, Alfredo Izzo, Alfredo Migliori, Amadeo Bucciarelli, Antonio Galucci, Battista Mannini, Benedetto Rizzo, Carlos A. Magno, Clementino Del Ciello, Dante Corazza, Delfo Bedtti, Ercole Russo, Eugenio Gallo, Felice Fincato, Francesco Camargo, Gennaro Romano Filho, Giorgio Giannetti, Giovanni Barsanti, Giovanni Lamacchia, Giovanni Principato, Giulio Giannetti, Giusepe Nigro, Giusepe Prince, Luigi Izzo, Luigi Medici, LuigI Medice (Rosario)0, Michele A, Ciello, Michele Tavorallo, Obedan Zamboni, Onofrio Lilla, Pietro Gregoracci e Vicenzo.
Diretor Esportivo: Vicenzo Ragognetti.
OBS. – Orgulho-meu: o meu saudoso avô Lucas Iazzetti foi sócio nº 267 do Palmeiras.
O primeiro jogo do Palestra só aconteceu em em 24 de janeiro de 2015. Foi um amistoso contra o Savoia e vitória palestrina por 2 a 0 gols marcados por Bianco e Alegretti, ambos de pênalti..
O primeiro titulo foi conquistado em 1920 ao vencer o Paulistano que era tetra campeão paulista e time da elite paulistana.
A APEA I(Associação Paulista de Esportes Atléticos).
Com apoio da família Matarazzo por 500 contos de reis (uma grana altíssima) o clube comprou parte do terreno do Parque Antarctica, onde construiu o seu campo de treinamentos e o seu próprio estádio.
Hoje, o ALLIANZ PARK, moderníssimo e de multiuso com Ginásios, Salões, quadras, estacionamento, restaurantes e áreas de lazer.
Dos inúmeros títulos conquistados, destaque maior O PRIMEIRO CAMPEÃO DO MUNDIAL DE CLUBES, em 1951, campeonato organizado pela FIFA.
É o clube brasileiro com o maior número de títulos do futebol nacional: 12 Campeonatos Brasileiros, 4 Copas do Brasil, 1 Supercopa Rei, 1 Copa dos Campões, 26 Campeonatos Paulistas, 3 Libertadores, 5 Torneios Rio-São Paulo.
Parabéns SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS
DE “PALESTRA ITÁLIA” A”SOC. ESP. PALMEIRAS”110 ANOS DE GLÓRIAS. Por Lucas Neto

Jornalista e Ex-Presidente da ACEESP
Deixe um comentário
Deixe um comentário