Conecte-se conosco

Meio Ambiente

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REALIDADE! por Gilberto Natalini

Publicado

em

Compartilhar

Educação Ambiental: uma realidade!

Eu fui Secretário do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, de janeiro a agosto de 2017. Naquela ocasião ativamos a Comissão Municipal dos ODS que em pouco tempo começou a irradiar essa importante pauta para dentro e para fora da Prefeitura.

Entre as ações que renderam fruto estava o trabalho com a rede municipal de ensino. Na época era Secretario de Educação, o amigo e importante figura da democracia e do ensino, Alexandre Schneider.

Conversamos muito sobre todos esses assuntos e ele, tomou uma iniciativa que considero histórica: em parceria ele convocou uma reunião de educadores da rede municipal de ensino, onde estavam presentes mais de 500 pessoas, aconteceu no Teatro Caetano de Campos, ao lado da Escola Paulista de Medicina. E, a seu convite participei representando a SVMA. Foi um sucesso!

A partir dessa iniciativa. São Paulo começou a introduzir a Educação Ambiental no currículo escolar da Cidade. Era tudo o que queríamos, e aconteceu. Hoje, passados seis anos, podemos dizer que a iniciativa prosperou, e os 1,5 milhões de crianças que estudam nas nossas escolas municipais aprendem educação ambiental na sala de aula.

Nesse início de janeiro recebi a gentil visita do Secretário Fernando Padula, que dirige a SME/SP. Ele veio me trazer um presente (foto abaixo), que me honrou e me alegrou muito, por saber que aquele esforço iniciado por nós, pelas mãos do ilustre Alexandre Schneider, esta continuando e frutificando.

A Educação Ambiental presente no currículo escolar de uma Cidade é um gancho e consciência para a ação inestimável, que não pode ser medida por parâmetros físicos. Vai muito além disso.

Dessa forma quero parabenizar os Secretários de Educação, Alexandre Schneider e Fernando Padula por terem iniciado e continuado esse processo. E sentir-me imensamente gratificado de ter contribuído para esse avanço da Sustentabilidade em nossa Cidade.

Gilberto Natalini

Médico e Ambientalista

Continue lendo
1 comentário

1 comentário

  1. Moacir Bueno Arruda

    janeiro 10, 2024 at 2:44 pm

    Ótima análise. A Educação Ambiental é essencial à formação cidadã.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.