Nos termos do inciso XIX do Artigo 84 da Constituição Federal o Presidente da República é quem declara guerra mas só com autorização do Congresso Nacional . Com isso estou querendo dizer que se autoriza a guerra é fundamental que prepare o Brasil para a paz.
Infelizmente o Congresso Nacional – especialmente a Comissão de Relações Exteriores do Senado calada está e calada fica – esta completamente omisso, nada fala, sobre o claro descaminho da política exterior brasileira adotada pelo governo Lula, cuja rota colide com a tradição brasileira de povo amante da paz.
Estamos de forma célere e explicitamente caminhando para uma aliança com um eixo de países em sua quase totalidade governado por ditaduras – e não importa ideologia vai de uma extrema a outra numa ferradura completa – todas antidemocráticas e anti -ocidentais, belicosas e algumas agressivas potencias militaristas e financiadoras do terrorismo internacional. Vide BRICS, um banco mas também fachada de coalizão ou Eixo político e militar.
O Congresso Nacional tem por dever constitucional definir junto com o Executivo a política externa brasileira. O momento exige que o Congresso discuta e se posicione sobre a conjuntura mundial numa escalada de conflitos regionais e primordialmente, pelo perigoso desvio que lhe esta dando o atual governo, desafiadoramente fugindo da nossa tradicional política externa independente e a favor da PAZ MUNDIAL..