Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
  • Home
    • Conheça o Orbisnews
  • Autores
  • Blog
  • Categorias
    • Administração
    • Brasil
    • Cultura
    • Clima
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Família
    • História
    • Jornalismo
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Mobilidade
    • Mundo
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Contatos
    • Assessorias de imprensa
    • Saiba Como Divulgar Artigos no Orbisnews
Lendo  Inteligência artificial reconfigura estratégias do setor de turismo por Johannes Noebels 
Compartilhar
0 R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Notificação
Redimensionador de fontesAa
Redimensionador de fontesAa
0 R$ 0,00
  • Home
  • Blog
  • Planos-de-assinaturas
  • Contatos
  • Home
    • Conheça o Orbisnews
  • Autores
  • Blog
  • Categorias
    • Administração
    • Brasil
    • Cultura
    • Clima
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Família
    • História
    • Jornalismo
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Mobilidade
    • Mundo
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Contatos
    • Assessorias de imprensa
    • Saiba Como Divulgar Artigos no Orbisnews
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
  • Advertise
© 2024 ORBISNEWS | Todos os direitos reservados.
> Blog > Categorias > Tecnologia >  Inteligência artificial reconfigura estratégias do setor de turismo por Johannes Noebels 
Tecnologia

 Inteligência artificial reconfigura estratégias do setor de turismo por Johannes Noebels 

Johannes Noebels
Ultima atualização: abril 12, 2024 5:59 pm
Por Johannes Noebels 5 leitura mínima
Compartilhar
Compartilhar

A revolução digital está moldando o modo como os viajantes planejam, reservam e desfrutam de suas viagens, e é evidente que a Inteligência Artificial (IA) desempenha um caminho de evolução no turismo e em vários setores da economia. É essencial compreender os limites dos avanços tecnológicos e reconhecer que, embora a IA seja uma ferramenta importante, não substitui a experiência física e sensorial no turismo, mas se apresenta como uma grande aliada no desenvolvimento dos negócios.
 

Com base nos dados adicionais da pesquisa da UNWTO (Organização Mundial do Turismo), fica ainda mais evidente o impacto positivo que a inteligência artificial pode ter na personalização da experiência do cliente no setor do turismo. Estatísticas mostram um potencial aumento de 80% na personalização de dados e informações para os clientes, isso significa que os viajantes podem desfrutar de experiências de viagens verdadeiramente adaptadas às suas necessidades individuais e preferências específicas.
 

Uma pesquisa da McKinsey & Company, a IA tem o potencial de automatizar até 45% das tarefas no setor de turismo, liberando tempo e recursos para que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas. Essa pesquisa estima que a IA poderá gerar um valor adicional de até US$ 120 bilhões para a indústria de viagens e turismo até 2030. A personalização da experiência do cliente com inteligência artificial é, sem dúvida, uma das áreas em que a IA tem mostrado sua força. Ferramentas inteligentes permitem que as empresas adaptem suas ofertas de acordo com as preferências individuais de cada viajante, proporcionando uma jornada mais envolvente e personalizada.


Outra pesquisa da Forrester Research realizada em 2023 mostra que a IA pode ajudar as empresas de turismo a aumentarem as suas receitas em até 15% por meio da otimização de preços e da gestão de receita. Isso porque a automação de tarefas é outra área em que a IA tem um impacto significativo no setor de turismo܂No entanto, é importante lembrar que a verdadeira inovação surge da interação entre a mente humana e a tecnologia.
 

A otimização de preços e receita é outra promessa sedutora da IA para as empresas de turismo. A capacidade de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões permite que as empresas ajustem seus preços de forma dinâmica, maximizando suas receitas. No entanto, é importante reconhecer que a fixação de preços no turismo não se resume apenas a algoritmos e análises de dados. Fatores como sazonalidade, eventos locais e tendências de mercado desempenham um papel relevante na determinação dos preços e a compreensão desses elementos requer uma combinação de expertise humana com análise de dados.
 

A mymento já aplica a inteligência artificial em suas soluções: as empresas que utilizam o sistema mymento para construir páginas de site, já contam com as inovações da IA e que ao fornecer TAGs abrangentes, permite que a IA gere páginas completas para personalização, além da extração e produção de textos para blog. Com a mesma dinâmica, também é possivel criar descrições de passeios inspiradores, interessantes e otimizados para SEO. Além disso, a inteligência artificial da mymento se estende à criação de banner, não só simplifica o processo para negócios do turismo, como ajuda na criação de conteúdo, na gestão de respostas para que o empreendedor possa utilizar melhor o seu tempo livre.
 

Por mais sofisticada que essa tecnologia seja, há aspectos da experiência turística que simplesmente não podem ser replicados por algoritmos. Como a conexão emocional com um destino, as descobertas inesperadas e os encontros autênticos com culturas diferentes, que são elementos intrínsecos à experiência humana que não podem ser totalmente reproduzidos por máquinas.
 

No entanto devemos reconhecer o potencial transformador que a inteligência artificial terá nas empresas e em especial no setor de turismo. Mas sigo acreditando, como engenheiro e especialista em tecnologia, que a verdadeira inovação surge da sinergia entre a mente humana e a tecnologia e é essa combinação que continuará impulsionando a humanidade para novos horizontes.

Você também pode gostar...

Você está atento ao uso de seus dados? Por Celso Russomanno

O Silêncio Perdido: Como os “PING” Estão Roubando Nossa Paz e Adoecendo a Mente. Por Cristiane Sanchez

Construindo com IA: o papel da tecnologia no novo mercado brasileiro de apostas. Por Almir Ribeiro

IA no Design Gráfico: como a tecnologia está transformando a criatividade e a produtividade no setor. Por Thiago Leon Marti

Da prevenção à reação: a eficiência da cibersegurança comportamental. Por Armsthon Zanelato

MARCADO:Destaques
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Compartilhar
Por Johannes Noebels
CEO da Mymento
Artigo Anterior O agronegócio e a Trilha dos Sherpas nos 25 anos do G20 por João Guilherme Sabino Ometto
Próximo Artigo O INDEVIDO CONTROLE DAS REDES SOCIAIS por Cesar Dario
Deixe um comentário Deixe um comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

Acesse para Comentar.

Fique conectado!

FacebookLike
TwitterSeguir
InstagramSeguir
- Publicidade -
Ad image

Últimos artigos

Lei torna crime “bullying” e “cyberbullying” Por Celso Russomanno
Autores de C a D Brasil Comportamentos Família Social
Planejamento fiscal: entre metas no papel e a realidade das contas públicas. Por Antonio Tuccilio
Autore de A a B Economia
A relatividade da percepção e a política da escuta. Por Floriano Pesaro
Autores de E a F Opinião Política Social
Carla Zambelli e seu mandato parlamentar. Por Cesar Dario
Autores de C a D Brasil Justiça Política

Você pode gostar também

Autores de I a JTecnologia

O futuro do engajamento digital no setor financeiro: personalização e eficiência como diferenciais competitivos. Por Jorge Iglesias

março 20, 2025
Autores de E a FTecnologia

Qual o custo da violação de dados? Por Felipe José Alves da Silva

março 20, 2025
Autores de E a FTecnologia

Avanço da Inteligência Artificial beneficia diretamente a ciência. Por Flávio Guimarães

março 20, 2025
Autores de O a PTecnologia

Ingressos Inteligentes: como a tecnologia está transformando sua experiência com eventos. Por Paulo Damas

março 19, 2025

Receba nossos artigos.

Fique por dentro das opiniões mais importantes que influenciam decisões e estratégias no Brasil.

Siga-nos
© 2025 ORBISNEWS | O maior portal de artigos do Brasil. Todos os direitos reservados.
  • Advertise
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?