Conecte-se conosco

Saúde

LENTES DE CONTATO DENTAL EM BUSCA DA NATURALIDADE por Aonio Vieira

Publicado

em

Compartilhar

No início milênio um modismo de dentes ultra brancos tomou conta de grande parte da população, os pacientes me procuravam para a colocação de lentes de contato dental. Mas o que determina o que é bonito? Nosso senso estético é determinado em parte pela cultura e pela época em que estamos vivendo. Num momento em que os meios de comunicação, tais como cinema e televisão, atingem, de maneira envolvente cada indivíduo, os componentes visuais da emoção humana são estimulados continuamente. A face, particularmente, desempenha um papel primordial. A forma da face, os olhos, a boca e os dentes, em particular quando se sorri, são os primeiros estímulos visuais que recebemos quando encontramos com alguém. É um desejo natural querer impressionar positivamente quem nos vê. Um sorriso amigável, bonito e espontâneo quase sempre desperta uma reação favorável nas outras pessoas,

A Lente de Contato Dental é uma restauração que recobre os dentes para corrigir formato, tamanho e cor. É também recomendada para quem deseja aperfeiçoar a estética e ainda melhorar outros fatores  como dentes escurecidos, com má formação ou com muitas obturações. Ela envolve apenas a parte da frente do dente (vestibular) e pode ser feita diretamente na boca pelo dentista em resina ou em laboratório pelo protético em porcelana.

A vantagem primordial consiste na preservação da estrutura dental sadia, ou seja, desgastam-se menos os dentes. Este tipo de trabalho substitui as coroas totais (pivô) quando a estrutura do dente não está muito comprometida por cáries ou restaurações extensas, e somente seu dentista poderá fazer esta avaliação.

Por ser uma fina camada de material de cobertura, muitos pacientes têm o receio que não seja resistente. A tecnologia e os materiais de confecção empregados na atualidade tornaram as Lentes de Contato dental um tratamento bastante confiável.

Agora na segunda década deste milênio, a estética dental é definida pela expectativa do paciente por naturalidade. As Lentes de Contato Dental realizadas nos anos 2000 estão sendo substituídas seguindo a tendência atual ou seja, cores claras mais compatíveis com os dentes naturais.  

Aonio Genicolo Vieira é cirurgião dentista

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.