A moda destes tempos é o consumo de polivitaminas e outros suplementos minerais, além dos famigerados hormônios e anabolizantes. Não são de hoje as polêmicas de que precisaríamos de tomar vitaminas para ter vida longa e saudável. Certas especialidades médicas tem a fama de solicitar dezenas de exames de laboratórios, e que não servem para muita coisa se não estiver com alguma doença.
Com a chegada do inverno é comum cair a imunidade do nosso corpo e as viroses podem nos atacar. Por isso as vacinações são organizadas para fim do outono e início do inverno. Antes de se encher de polivitaminas inúteis tome as vacinas programadas de acordo com sua idade e procure se proteger do frio e da secura do ambiente com muita hidratação, sono completo e alimentação que inclua saladas e frutas.
Não tem segredo é a Medicina preventiva clássica sem a picaretagem hoje tão presente nas mídias sociais. Médicos destruindo conceitos fartamente estudados por pesquisas e ensinadas nas Faculdades querem nos impor limpeza intestinal, abandonar tratamentos que renderam até Premio Nobel de Medicina como as estatinas para o colesterol elevado, e pior, falam sem nenhuma base mas com um jeito tão doce de afirmar as bobagens que convencem muitos incautos. Sinal do tempos de vídeos ridículos e entrevistas com “influencer” sem pé nem cabeça.
Nesses climas mais extremos mantenha seus exercícios físicos e consuma líquidos quentes para manter seu corpo aquecido, se proteja com roupas próprias e não precisa de polivitaminicos em geral.
Uma exceção para as pessoas mais idade, em geral com mais de 70 anos, que se alimentam mal e que estejam em tratamentos crônicos, em geral seu médico vai lhe propor algum polivitaminicos por conta de seu caso específico. Quanto mais idoso é uma pessoa, a absorção dos alimentos se torna mais lenta e dificultosas, então após uma boa avaliação clinica pode ser necessário suplementar com polivitaminicos e aminoácidos.
Hormônios só após um especialista em endocrinologia ou ginecologia ou urologia ou um clinico confiável vale discutir riscos e benefícios. A própria ANVISA e as sociedades médicas não recomendam implantes hormonais, pois ninguém sabe quanto sai desses implantes e entram na circulação sanguínea.
O que temos hoje em dia são falsos especialistas, jovens simpáticos e com ambientes maravilhosos com promessas de longevidade para enganar as pessoas. Não médicos fazem procedimentos exclusivos da Medicina e infelizmente causam danos irreversíveis muitas vezes. A ozonioterapia , clister intestinal, soroterapia da longevidade e outras ofertas de tratamentos não validados estão aos borbotões na internet , não caia nessas falsas promessas.
NABIL GHORAYEB cardiologista e médico do esporte
@nabilghorayeb