“Censura( do latim censūra) é a desaprovação e consequente remoção da circulação pública de informação, visando à proteção dos interesses de um estado, organização ou indivíduo. Ela consiste em toda e qualquer tentativa de suprimir a circulação de informações, opiniões ou expressões artísticas.”
Definido para o amigo leitor o que é censura, podemos com mais clareza e conhecimento, acompanhar o que hoje em nosso país acontece e se divulga sobre este tema.
Por outro lado “Liberdade de expressão é apanágio da natureza racional do indivíduo e é o direito de qualquer um manifestar livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou outros membros da sociedade”.
Esclarecido, o leitor tem condições de avaliar os limites de cada conceito, determinar os limites de cada item e tirar as suas próprias conclusões em relação ao que tanto se comenta hoje nosso Brasil.
Não deixe de votar, e vote pela Pátria, família e por seus herdeiros.
Ricardo Cavalcanti de Albuquerque, advogado, jornalista e ex-Secretario de Estado.
Caro dr Ricardo após ler e reler esses conceitos, tanto o de censura como o de liberdade de expressão conclui que infelizmente os dois estão sujeitos a interpretação pessoal.
É um dos problemas que temos hoje no judiciário, convivemos com interpretações que por divergirem acabam beneficiando que não deveria.
Pior, não vejo solução a curto prazo pois não há interesse em político para tal.
É rezar para que nosso judiciário seja formado por magistrados de boas intenções