Home / Blog / No caminho certo – por José Renato Nalini

No caminho certo – por José Renato Nalini

São Paulo cresceu desordenadamente durante séculos. Por isso a sua vulnerabilidade quanto às mudanças climáticas que se converteram nas emergências climáticas e hoje podem ser chamadas “cataclismo climático”.

Mas o Prefeito Ricardo Nunes é um visionário. Criou a SECLIMA, Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, encarregada de articular ações de todas as demais Secretarias, órgãos públicos, mas também dialogar com a Academia, com o empresariado, com a Igreja, com o Terceiro Setor e com a sociedade civil. É que a adaptação da maior cidade brasileira ao que ainda virá, – com certeza virá! – é responsabilidade de todos, não apenas do governo.

Muito já tem sido feito. Quem é que não percebe que os alagamentos ocorrem hoje causando menores prejuízos? Foram as obras de macrodrenagem, microdrenagem, limpeza de córregos, desentupimento de bueiros, construção de piscinões, recuperação de córregos, obras de contenção para evitar deslizamentos e desmoronamentos. O escoamento da água é muito mais rápido. Podem durar horas, mas não dias ou semanas.

E isso continua a ser feito, pois a equipe do Município é muito coesa e determinada. Quem é que não percebe que os alertas nos avisam da possibilidade de intempéries, permitindo que nos acautelemos?

E o ponto máximo, a “cereja” do bolo da resiliência é o plantio de milhares de árvores. A multiplicação de bosques. De ilhas de chuva, de corredores verdes, de vagas verdes. A melhor tecnologia de que se dispõe é o plantio arbóreo. O munícipe também pode ajudar, plantando, pedindo que se plante, defendendo a vegetação, a maior amiga da vida.

São Paulo está no caminho certo e para se manter nele, depende de você, cidadão!

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo. 

Marcado:

Sign Up For Daily Newsletter

Stay updated with our weekly newsletter. Subscribe now to never miss an update!

[mc4wp_form]

Deixe um Comentário