Home / Política / O único candidato da oposição ao lulismo e bolsonarismo em 2026 é Eduardo Leite – por Roberto Freire

O único candidato da oposição ao lulismo e bolsonarismo em 2026 é Eduardo Leite – por Roberto Freire

Estamos sendo inundados por pesquisas tratando da eleição presidencial de 2026 de tudo que é instituto. Minha opinião é de que pesquisas quantitativas nesta altura da campanha presidencial, ainda distante, servem para análise da dança dos hoje possíveis candidatos e para o processo de definição de candidaturas. A campanha propriamente dita, ainda não tem o cenário definido e, portanto, efetivamente não começou.

Os indicativos, no entanto, já estão se delineando. Levando em conta o cenário atual, imagino o seguinte movimento para adiante: Lula será o candidato do oficialismo lulopetista, sendo até o momento, a única definição. No campo da oposição bolsonarista, o embate está se dando entre um possível candidato do clã Bolsonaro (Flávio, Eduardo ou Michele, sem opção do chefe Jair, inelegível que está, e continuará) e/ou um candidato por ele com um “dedaço” escolhido, e convém salientar, que se não cuidar, vão por ele escolher.

Quanto a oposição do centro democrático (centro direita liberal à centro esquerda, as esquerdas socialdemocratas e outras não lulopetistas. Em termos partidários, abrangem o PSD, Podemos, MDB, PSDB Solidariedade, Cidadania e outros.) Me parece que há apenas um candidato existente, e cabe salientar que para o PSD do Kassab, o único que será efetivamente seu é a jovem liderança do governador do RS, Eduardo Leite. Qualquer outro, seja o Tarcísio de Freitas ou Ratinho Jr, será assumido sem contradição alguma pelo movimento e lideranças bolsonaristas.

Setores importantes da sociedade civil e cidadãos e cidadãs livres da tóxica e atrasada polarização, que necessita ser superada para o bem e aggiornamento do Brasil ao séc. XXI, estão se movimentando em torno da candidatura de Eduardo Leite. E este é o caminho que faremos ao caminhar…

Marcado:

Deixe um Comentário