Home / Opinião / Por que muitos síndicos erram feio? – por Jorge Lordello

Por que muitos síndicos erram feio? – por Jorge Lordello

​Com muita frequência, síndicos de condomínios residenciais e comerciais realizam investimentos em equipamentos e serviços na área de segurança e após alguns meses os resultados esperados não acontecem. É aí que a coisa pega e, como consequência, os problemas com moradores começam a pipocar. Vamos a alguns exemplos recorrentes:

  1. Equipamentos eletrônicos perimetrais que constantemente apresentam alarme falso e por isso caem em descrédito;
  2. Imagens geradas por sistemas de câmeras que não apresentam nitidez;
  3. Portões de garagem automatizados novos mas extremamente lentos;
  4. Vidros blindados instalados em guaritas e que apresentam delaminação ou até trincas que surgem em menos de 1 ano;
  5. Empresa de terceirização contratada onde a rotatividade dos colaboradores é grande e o serviço de supervisão pouco presente.

Para destrinchar esse polêmico assunto, apresento pergunta importantíssima: De quem é a responsabilidade de uma má contratação num condomínio? A regra é clara: Todo comprador é responsável pela compra realizada e nesse caso quem ficará na berlinda é o síndico do local. Mas por que muitos síndicos gastam de maneira errada ou equivocada?

  1. Amadorismo: contratam com base em achismo
  2. Preço Baixo: muitos administradores querem mostrar serviço com a chancela de redução de custos.

Para tanto, saem no mercado em busca do produto ou serviço “bom, bonito e barato” que só existe no mundo da fantasia. Ao mostrar os diversos orçamentos levantados, se gabam de terem encontrado preço baratinho e com incrível facilidade de pagamento. Portanto, antes de qualquer aquisição, os síndicos devem buscar assessoria de analista de risco competente, que possa levantar todas as vulnerabilidades existentes no local a ser protegido e apresentar as melhores soluções de proteção física, eletrônica e de ordem procedimental.

É importante ressaltar, que empresas competentes de equipamentos na área de segurança, antes de formularem orçamento, buscam primeiro realizar vistoria no local, com intuito de informar o cliente das reais necessidades. Se alguma empresa se propor enviar orçamento sem sequer conhecer fisicamente seu condomínio, abra o olho; fatalmente você receberá orçamento realizado friamente por um programa de computador, que tem como foco apenas a venda e não a garantia de segurança.

Marcado:

Deixe um Comentário