Um dos segmentos de mídia que mais crescem no mercado, o Retail Media, estima investimentos globais acima de US$ 176 bilhões este ano, segundo projeções da Warc. São cifras que representam mais de 15% do total de investimentos publicitários em todo o mundo, evidenciam a efetividade dessa solução e estimulam varejistas e marcas na busca por estratégias eficazes de campanhas dentro do ambiente digital.
E não é difícil entender os motivos que fizeram do Retail Media um modelo de negócio poderoso. Sua ascensão como pilar fundamental da publicidade digital foi potencializada por dois fatores críticos: o fim dos third-party cookies e a busca por canais com dados de alta qualidade e atribuição direta de vendas. A depreciação dos cookies de terceiros, que outrora sustentavam o rastreamento, deu mais visibilidade aos dados primários dos varejistas, que rapidamente se tornaram um recurso prioritário de inteligência de mercado. Isso permite uma visão mais ampla do comportamento de consumo no ponto de venda digital, resultando em campanhas segmentadas e mensuráveis, sem comprometer a privacidade.
Essa mudança de paradigma permitiu que varejistas e marcas se transformassem em valiosas redes de anúncios, criando uma nova e lucrativa fonte de receita para suas indústrias. E é dentro deste contexto que a Inteligência Artificial (IA) ganha ainda mais força. A aliança com o Retail Media deu mais robustez ao ambiente digital. Se outrora, a personalização se baseava em dados de terceiros e ajustes manuais, agora IA atua para elevar a segmentação a patamares de alta precisão, proporcionando otimização em tempo real das campanhas e entregando experiências mais relevantes e contextuais para o cliente.
O Retail Media está se consolidando hoje como um dos principais motores de rentabilidade do varejo, fortalecendo marcas, ampliando conexões com os clientes e criando novas oportunidades de valor. Quando impulsionado pela inteligência artificial, torna-se uma força decisiva para acelerar o crescimento sustentável de varejistas e marcas.
Entretanto, mesmo diante da evolução que mencionei, ainda há um grande desafio do ecossistema de Retail Media: a fragmentação e a falta de padrões de mensuração. Mas há respostas para superar esses obstáculos. A Toppie, por exemplo, criada pela Topsort, é uma rede unificada de anúncios que conecta múltiplos varejistas em uma única plataforma. É uma solução que simplifica o trabalho dos anunciantes e agências, que podem comprar mídia de forma centralizada e ativar campanhas em diferentes varejistas com apenas um clique, gerando uma gestão mais simples, eficaz e escalável para anunciantes.
O fato é que com a tecnologia unificando as pontas, o Retail Media deixa de ser uma tendência e se consolida sua posição como força motriz que unifica a publicidade de alta performance e a rentabilidade do varejo. É o próximo passo decisivo para transformar o setor, garantindo eficiência, escala e resultados sem precedentes.
*Francisco Larraín é engenheiro elétrico, empreendedor de tecnologia, inventor e investidor de sucesso, com uma carreira que abrange startups, plataformas globais e ciência avançada. Fez parte da equipe fundadora da Tapjoy, cofundou a Zappedy — adquirida pelo Groupon em 2011 — e posteriormente liderou a engenharia do negócio global de Local do Groupon. Atualmente, é cofundador e CTO da Topsort, uma plataforma de retail media que está redefinindo a forma como os marketplaces do mundo monetizam por meio de publicidade baseada em leilão. Com mestrado em física teórica, focado em computação quântica, Francisco combina rigor científico com visão empreendedora, escalando tecnologias transformadoras e apoiando alguns dos empreendimentos mais promissores do ecossistema de tecnologia.