Conecte-se conosco

Saúde

SAÚDE E PAZ! SERÁ? por Gilberto Natalini

Publicado

em

Compartilhar

Duas palavras muito usuais nessa época do ano: Saúde e Paz!

Saúde significa bem estar, vida, longevidade. Paz é o que todos nós buscamos no decorrer da vida, cada um à sua maneira. Mas nos tempos que se avizinham esses votos tão comuns não serão fáceis de conquistar. Nunca foram, e está cada vez mais difícil.

A saúde humana tem sido objeto de conquistas pioneiras da ciência e da tecnologia. Por isso, temos vivido cada vez mais. Porém, novos agravos da saúde humana têm surgido nesses tempos atuais.

 Os dramas existenciais, o stress da vida moderna, os traumas emocionais, e as incertezas são hoje uma pandemia.

Por outro lado, as doenças cardiovasculares, os tumores, as doenças endócrinas, tem uma incidência muito maior, trazidas por hábitos de vida e fatores externos como: poluição, agrotóxicos, e drogas.

Outras causas de agressão à saúde das pessoas são as chamadas ”causas externas”, que provocam doenças e mortes advindas de tragédias e agressões. Os acidentes de carro, de trabalho, domésticos, as agressões vindas da violência cotidiana são muitos mais frequentes nos dias de hoje.

Isso causa uma verdadeira multidão de sequelados e mortos no Brasil e no mundo. Uma verdadeira epidemia da modernidade.

Por fim, as doenças infectocontagiosas, muitas delas advindas de agressões ambientais, surgem cada vez mais, mesmo com os avanços da medicina.

No Brasil a COVID-19 levou 700 mil vidas em pleno século XXI. A dengue, a Febre Amarela, as superbactérias, as viroses respiratórias, entre tantas outras, são exemplos do desequilíbrio entre nós e a Mãe Natureza.

Os sistemas de saúde, e aqui o SUS, padecem com o bombardeio de endemias, epidemias, e pandemias. Assim, segue a humanidade!

Quanto à palavra de PAZ, cantada por todos os religiosos, poetas, líderes políticos e pessoas do povo, é uma palavra. Não tem passado disso! Como podemos ter PAZ num Mundo onde 1 bilhão de seres humanos passam fome?

Como podemos ter PAZ, num Mundo onde 26 pessoas detém a riqueza de 4 bilhões de outras pessoas? Como podemos ter PAZ, num Mundo onde a indústria de armas disputa o 1º lugar no mercado? Como podemos ter PAZ, num Mundo onde a intolerância religiosa, racial e de gênero joga um povo contra outro em massacres hediondos? 

Como podemos ter PAZ num mundo onde líderes de países pregam e praticam abertamente a subjugação e a aniquilação de outros?

Saúde e PAZ são belas e desejáveis palavras. É um sonho de vida de cada um de nós. Mas por enquanto estão distantes de nossa realidade.

Mas, do fundo do coração desejo a cada ser humano: Saúde e Paz.

Gilberto Natalini

Médico e Ambientalista

Secretário Executivo de Mudanças Climáticas/ SP

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Sandra

    janeiro 3, 2024 at 6:35 pm

    Exelente ✨️👏👏👏👏✨️

  2. Mari Guedes

    janeiro 3, 2024 at 7:16 pm

    Belíssimo texto!!
    Parabéns!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.