De olho na próxima Copa do Mundo de Futebol, que será disputada de junho à julho de 2026 em três países (Estados Unidos, México e Canadá), a Seleção Brasileira disputará, nos próximos nove dias, dois amistosos contra seleções africanas, Senegal e Tunísia.
No dia 15, sábado, à partir das 13 horas (de Brasília) enfrenta Senegal, em Londres, Inglaterra. Na terça-feira, dia 18, encara a Tunísia, em Lille, França. São dois jogos acertados pela CBF, com objetivo único de dar ao técnico Carlo Ancelotti a oportunidade de treinar e definir seu time base, já de olho no jogo estréia na próxima Copa do Mundo (adversário será conhecido em dezembro, em sorteio que ainda terá data e horário programados pela FIFA).
Os treinamentos para estes amistosos já estão sendo realizados no campo do Arsenal, clube de Londres, Inglaterra. Ancelotti, que já tem boa parte de seu time base definido, vai aproveitar para desfazer suas últimas dúvidas nestes dois amistosos. Na sua volta ao Brasil, ele dará uma entrevista coletiva onde anunciará sua equipe titular e seus reservas. Em março, quando a Seleção terá mais dois amistosos na Data Fifa, a Seleção já entrará em campo com seu time principal. Só o esquema tático será um pouco mais burilado.
Sobre o time principal de Ancelotti, devemos acrescentar que, em algumas posições, já existem nomes oficializados. No gol, por exemplo, estará o experiente Alyson, do Liverpool, da Inglaterra. No miolo de zaga, a dupla titular também já foi definida, Ela será formada por Militão e Marquinhos. Agora falta definir quais serão os laterais (direito e esquerdo!). Alex Sandro,Caio Henrique, Luciano Juba e Wesley vão brigar pela titularidade. À frente da zaga estará, com certeza, o experiente Casemiro, ex- Real Madrid. Ele, por sinal, será também o capitão do time. A seu lado, tudo indica, estarão Bruno Guimarães e Paquetá. No ataque, o trio formado por Estevão, Vini Junior e Raphinha parece já definido.
Se esses nomes forem confirmados, o Brasil terá um time de excelente nível técnico, muita maturidade e excelente condição física. Diria até que esse seria o time ideal para a estreia brasileira na próxima Copa. Quanto ao esquema, ainda nada está definido. Se tomarmos por base naquilo que Ancelotti fez no Real Madrid, o comando da defesa ficará à cargo de Militão, enquanto, no meio de campo, Casemiro fará a marcação quando o adversário estiver com a bola e sairá para o apoio, quando o domínio da bola for brasileiro. No ataque, Estevão, Vini Júnior e Raphinha, que são polivalentes, vão se revezar em suas posições, para sempre confundir a zaga adversária. Os líderes desse time, serão Militão e Casemiro. Exatamente como era no Real Madrid que Ancelotti comandou e foi multicampeão na Europa durante anos…










