Conecte-se conosco

Família

SENHA SECRETA FAMILIAR. Por Jorge Lordello

Publicado

em

Compartilhar

Ao receber, via WhatsApp, mensagem de parente próximo, como ter certeza se é um golpe ou não? Como confiar em uma ligação telefônica com a voz de uma pessoa muita próxima dizendo-se refém de bandidos que querem imediata transferência de dinheiro via Pix? Será que é inteligência artificial ou meu filho precisando de socorro urgente?  

Com as quadrilhas especializadas se utilizando de mecanismos digitais sofisticados, milhares de brasileiros têm perdido muito dinheiro. Estamos vivenciando uma verdadeira epidemia de crimes digitais e raríssimos deles são apurados, pois a maioria das vítimas acaba aceitando o prejuízo sem sequer registrar boletim de ocorrência. A conclusão é que o terreno é bastante fértil e apetitoso para pessoas com índole criminosa ou duvidosa e que buscam especialização na prática de estelionato através da internet.  

Desta forma, criei metodologia de proteção familiar. É por demais importante que seja criada uma senha secreta, que pode ser uma frase, uma palavra ou uma sequência de números. Pais, filhos e avós devem decorar essa senha e jamais comentar com quem quer que seja. Esse código familiar somente será usado no momento de crise, ou seja, quando um crime se voltar contra o grupo. Vamos imaginar que bandido ligue no celular anunciando o sequestro da sua filha(o) e, para não matá-lo(a), exige R$ 10 mil em transferência bancária através de aplicativo. Para amedrontar ainda mais, o criminoso coloca a filha(o) para falar ao celular, mas na verdade, tudo isso é falso, pois a voz foi produzida através da inteligência artificial.  

 Mas como ter certeza que é a minha filha ou não? A única salvação, nesse contexto caótico, é pedir para que a pessoa mantida como refém fale a senha secreta familiar. A tendência é o criminoso ficar ainda mais furioso e aumentar o tom da ameaça, isso com o intuito de tirar a tranquilidade e raciocínio da vítima para que assim faça, de imediato, a transferência via pix. No entando, se a senha secreta não for pronunciada, aí sim existirá a certeza que trata-se de uma farsa, restando apenas ficar aliviado e desligar o telefone.

Apresentador do programa operação de risco e experiência de 25 anos como delegado de policia em São Paulo

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.