Conecte-se conosco

Brasil

Sobre as Forças Armadas por Ribas Paiva

Publicado

em

Compartilhar

As forças armas são necessariamente despolitizadas. Então acima de Governos, partidos e políticos, sob a chefia do Chefe de Estado. Sua destinação institucional é a defesa do Brasil e da nação. São Instituições Originárias, o próprio paísfoi criado e garantido pelos exércitos, por sua vez, criados, organizados e compostos pelo povo. Garantindo o território, foi criado o Estado, para proteger as pessoas e garantir suas decisões institucionais.

Nesta realidade concreta não há como submeter os exércitos aos interesses políticos supervenientes à criação do país e do estado, instituições que lhes são dependentes, que não existiriam sem as FFAA. Qualquer tentativa de politizar as FFAA ou de submetê-las a governos e políticos é golpe, que tem que ser repudiado imediatamente, pelas próprias forças armadas, sob pena de traição à pátria.

A destinaçãp das FFAA é atávica, porque evem elas defender a prátria e o povo, até dele mesmo, se levado a erro por demagogos e tiranos. É bo marcar que o governo é zeladoria que não se confunde com a Chefia do Estado, que é a guardiã das Instituições e de seu funcionamento, nos exatos parâmetros da legalidade. Em síntese, o povo e suas FFAA pairam sobre tudo o mais que instituiram.

Copyright © 2024 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.