Tive o prazer de participar pela primeira vez de um painel organizado pelo Google, representando a mymento em um evento no Rio de Janeiro, promovido pelo Google e pela Embratur LAB. Durante o evento, que contou com centenas de pessoas, entre participantes, empreendedores, empresários e autoridades do setor, foi anunciada uma parceria entre o Google e a Embratur LAB voltada para a digitalização e o fortalecimento de pequenos e médios negócios do setor de turismo no Brasil.
Esta iniciativa visa facilitar o acesso dessas empresas ao ambiente digital, aprimorando sua presença online e expandindo suas oportunidades de negócio. Os principais pontos incluem treinamentos gratuitos sobre criação e otimização de perfis em ferramentas do Google, capacitação para recepção de turistas estrangeiros e promoção de destinos brasileiros no exterior através do YouTube Shorts. A expectativa é aumentar a visibilidade online das PMEs de turismo, impulsionar suas vendas e criar novos empregos no setor.
No nosso negócio, temos observado que o Google é um parceiro essencial para os empreendedores do setor de turismo. Por exemplo, 85% das empresas que começam a trabalhar com a mymento já possuem o perfil configurado no Google, demonstrando a confiança dos empreendedores nas ferramentas oferecidas. Um exemplo concreto é o Vans do Corcovado, que obtém quase 50% de suas reservas através do Google, com 10% dessas reservas oriundas do recurso “Coisas Legais para Fazer”.
Quando uma empresa como o Google investe em turistech no Brasil, isso serve como um termômetro para o mercado. O Google não está apenas focando em aspectos tradicionais do turismo, mas também está investindo no turismo gastronômico, ajudando milhares de negócios a divulgarem seus cardápios na plataforma. Este apoio é fundamental para que pequenos restaurantes e bares alcancem um público mais amplo e diverso, promovendo a rica culinária brasileira e fortalecendo a economia local.
Acredito firmemente no potencial do Brasil especialmente no crescimento do turismo brasileiro. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo mostram que o turismo na alta temporada já teve o maior volume de receitas da década, atingindo R$162 bilhões. Isso demonstra o imenso potencial do país para consolidar o turismo como uma grande alavanca econômica, impulsionando o desenvolvimento e a geração de empregos em diversas regiões.
A mymento é uma empresa de tecnologia que atua no setor de turismo no Brasil. E o maior impulso para fundar a empresa veio de uma dificuldade real de realizar um passeio na Amazônia com meus pais, com isso percebi uma grande lacuna de mercado e uma oportunidade de fazer algo para mudar a realidade do turismo. A nossa missão é promover a transformação digital no setor, aprimorando a experiência de viajantes e empresários. Desde 2019 já processamos mais de 400 mil reservas de passeios turísticos, ajudamos milhares de pessoas a realizarem suas viagens com segurança e eficiência, e apoiamos guias, pequenos negócios e empreendedores locais nesta empreitada.
Com o apoio contínuo de gigantes da tecnologia e a dedicação incansável dos empreendedores locais, acreditamos que o turismo brasileiro está à beira de um crescimento exponencial. O potencial é imenso e, juntos, estamos moldando um futuro em que o Brasil se consolida como um destino relevante e de destaque global, podendo ser no futuro um motor da economia, além de enriquecer a experiência de cada visitante.
Sobre a mymento:
A mymento é uma empresa de tecnologia dedicada ao setor de turismo no Brasil. Fundada em 2019, a mymento tem como missão promover a transformação digital no turismo, melhorando a experiência tanto dos viajantes quanto dos empresários do segmento. Desde o seu lançamento, o sistema processou mais de 400.000 reservas de passeios turísticos. A empresa possui parcerias estratégicas com Google, Focus NFe, e RocaSeguros – Seguro de Aventuras. A plataforma B2B oferece soluções inovadoras de vendas e reservas, simplificando processos e aumentando a eficiência operacional no turismo receptivo.