O leitor certamente sabe que o mundo sempre esteve com guerras . Nos nossos dias, além das guerras mais comentadas, sabem quantas existem? Para as Nações Unidas o mundo vive uma ” nova era de conflitos e violências” marcada por uma letalidade mais baixa do que no século 20 – especialmente na primeira metade mas com cada vez mais países. Que belo consolo…
Estão em guerra hoje
1 – Israel e Hamaz
2 – Conflito Azerbaijão x Armênia em Nagorno-Karabakh
3 – Guerra Rússia x Ucrânia
4 – Guerra da Siria
5 – Guerra civil no Iemem
Existem outros focos de rebeliões pelo mundo, porém os que citei são os principais.
Sao guerras entre Estados como no caso da Ucrânia, guerras civis em que facçoes definidas contam com o apoio de diferentes Estados , como na Síria, ou conflitos que estão atualmente em plena efervecenia situações internas de extrema notabilidade política ou as chamadas guerras às drogas ou aos grupos criminosos , que não foram levados em conta.
Vamos nos deter em uma pouco comentada:
Em 19 de setembro enquanto o mundo assistia os acontecimentos na Ucrânia, o Azerbaijão lançou uma ofensiva contra as forças armênias dentro de Nagorno-Karabakh, que terminou em 24 horas com a vitória de Baku. Está região é disputada pela Armênia e pelo Azerbaijão que se situa dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas pelo Azerbaijão, mas que durante décadas foi governada de forma autônoma por uma população de etnia Armênia na autoproclamada e não reconhecida República de Artsakh. Na verdade a Armênia e o Azerbaijão já travam duas guerras por Nagorno-Karabakh desde da queda da União Soviética, a última delas em 2020. A vitória de Baku em setembro levará a dissolução da República de Artsakh em 2024. E o território será efetivamente incorporado ao Azerbaijão o que já está causando o Êxodo da população. Em 2011 começou a guerra civil na Síria do presidente Bashar al Assad ( filho do ex presidente Hades al Assad, que governou por trinta anos. Com consequências incalculáveis. Os rebeldes Houthi fizeram um levante em 2015 e expulsaram o governo do Iêmen da Capital Sanaa iniciando uma guerra civil que dura até hoje. A Etiópia entre o governo geral e a região do Tigré, em um conflito histórico. A Eritreia juntou-se às operações contra TPLF, iniciando um conflito regional que persiste. Conflitos armados proliferam em Burkina,Faso,, Somália, Sudão, Iêmen, Miramar, Nigéria e etc.
Antes as guerras eram por terra e poder, hoje por religião e poder. Será que o ser humano não se conscientizou ainda que a diplomacia é o melhor caminho para conflitos? A indústria de armas tem tanta influência, para que o mundo viva em guerra? Duas guerras mundiais, não foi o suficiente para mostrar aos homens o atraso e prejuízo, sem falar nas perdas irreparáveis. A população civil a que mais sofre, tem dado exemplo de solidariedade e sacrifícios. Quando será que o homem vai entender
que seu possível inimigo é seu irmão num planetinha ínfimo, em uma galáxia ínfima diante deste universo. Aproveitar esta oportunidade única que nos foi dado pelo Criador, neste maravilhoso planeta que se chama terra. Quando o ser humano vai entender que deve viver em harmonia ao invés de matar?
Ricardo Cavalcanti de Albuquerque, advogado, jornalista e ex-Secetario de Estado.