Nós brasileiros, na sua maioria, gostamos mesmo é de futebol. Alguns até dizem que não gostam, mas quem acompanha algum esporte em nosso país, geralmente gosta mesmo é de futebol. Tanto que, se juntarmos só as torcidas dos vinte clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, já chegaremos à incrível soma de 225 milhões de torcedores espalhados por todo o Brasil. Tem muito país por aí que não tem uma população com esses números. Digo isso para justificar meus textos semanais, neste espaço, onde sempre abordo temas ligados a este esporte. Mas, depois de pensar muito, resolvi pelo menos nesta semana quebrar essa rotina e falar de um evento fantástico que vai reunir atletas do mundo todo e que deve ser considerado a maior competição esportiva do mundo.
Falo dos Jogos Olímpicos 2024, que serão disputados neste ano na França, ou mais especificamente, na maravilhosa e histórica cidade de Paris. A abertura será no próximo dia 26 de julho, sexta-feira, a partir das 14h30 (horário brasileiro). Além de uma abertura grandiosa (que dizem, será a melhor de todas já organizadas até hoje), os Jogos de Paris vão reunir nada menos do que 10.500 atletas (que representarão 200 países) e contarão com 239 eventos que farão parte de 38 modalidades esportivas. Para cobrir esse monumental evento, lá estarão 20 mil jornalistas esportivos e 45 mil voluntários (que trabalharão de graça para o COI – Comitê Olímpico Internacional durante esse evento). E ainda cito outros números grandiosos deste evento: serão servidas seiscentas mil refeições diárias e a imprensa especializada, em 19 dias de Jogos, vai realizar 350 mil horas de transmissão ao vivo.
Os Jogos Olímpicos Modernos, como são chamados (os antigos só eram disputados na Grécia!), começaram a ser disputados em 1896, em Atenas, Grécia. Até agora, já são 29 Jogos Modernos disputados. Um deles foi em 2016 no Brasil. Aliás, o Brasil começou a participar dos Jogos em 1920. Até agora, nosso país disputou 24 edições. Como disse, os jogos começam oficialmente neste dia 26 de julho e terminam no dia 11 de agosto. A festa de abertura começa às 14h30 e será transmitida no Brasil pela TV Globo, Sportv, GE, Cazé TV e Globoplay. Transmissão que você deveria assistir, porque o espetáculo promete ser do mais alto nível. As competições, para surpresa de muita gente, começam antes do dia da abertura. No dia 25, quinta-feira, jogam Brasil e Nigéria, pelo torneio olímpico de futebol feminino (o futebol masculino não conseguiu se classificar!). As demais competições começam mesmo no dia 26 e seguem até o dia 11 de agosto (quando os Jogos terminam).