Conecte-se conosco

Economia

A FORÇA DOS PEQUENOS E MÉDIOS EMPREENDEDORES por Luiz Fernando Machado

Publicado

em

Compartilhar

Das 21 milhões de empresas ativas no Brasil, quase 99% são PMEs. Só os MEIs são 15,4 milhões. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS). Porém, o que mais chama a atenção é o fato de que, atualmente, somente as PMEs representam 50% do valor agregado nacional, 60% dos empregos brasileiros e 30% do PIB, de acordo com dados do Sebrae. E que a renda gerada pelos pequenos negócios no Brasil, em 2022, chegou a R$ 420 bilhões.
 

Mas, apesar dos expressivos números do setor, ainda que muitos demonstrem uma certa vontade de ter o próprio negócio, nem todos têm coragem suficiente de se aventurar por esses mares. De fato, não é tão simples assim e há inúmeros desafios pelo caminho do empreendedorismo, sendo muitos deles desconhecidos por boa parte da população. No entanto, quando se tem um ambiente favorável para isso, os números falam por si só.


Com a simplificação da máquina pública, investimentos em tecnologia, redução de taxas e impostos e mais agilidade (menos burocracia) para abrir novos negócios, Jundiaí tem se transformado em uma grande produtora de pequenos e médios empresários que, ao lado das empresas de grande porte e das multinacionais, têm alavancado o potencial de desenvolvimento da cidade, que atualmente é a 12ª maior PIB per capta do país e o 5º do estado de São Paulo.


Isso também faz com que Jundiaí apareça em segundo lugar na categoria “melhor desenvolvimento econômico e mais clientes potenciais” do “Ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) – 2022/2023”, produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O levantamento abrange os 101 municípios mais populosos do Brasil, avaliados e organizados de acordo com as melhores condições para empreender.


Com empreendedores encorajados por um ambiente favorável como este, cabe aos gestores públicos o importante papel de fomentar o empreendedorismo local. É o que estamos fazendo em Jundiaí. Durante a nossa gestão, desde 2017, houve um salto de 174,2% nas PMEs e, atualmente, a cidade conta com 47.907 empresas, considerando as categorias Microempreendedor Individual, Microempresa e para Empresa de Pequeno Porte.


O estímulo ao micro, pequeno e médio empreendedor é fundamental para o desenvolvimento econômico de uma cidade, gerando emprego e renda para mais pessoas e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida de toda a população.



*Luiz Fernando Machado é prefeito da cidade de Jundiaí (SP)

Copyright © 2024 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.