Conecte-se conosco

Guerras

A ROSA RADIOATIVA ESTÚPIDA INVÁLIDA!!! Por Raul Jafet

Publicado

em

Compartilhar

É provável que os leitores mais jovens devem estar se perguntando que título estranho é esse, afinal não é obrigação saber que se trata de um poema de Vinícius de Moraes escrito em 1946, “ROSA DE HIROSHIMA”, porém imortalizado numa magistral interpretação de Ney Matogrosso, adaptação de João Ricardo, da lendária banda SECOS E MOLHADOS, ícone da década de 70.
A “ROSA” foi a interpretação que Vinícius deu à imagem dantesca da bomba atômica que matou mais de 70.000 cidadãos japoneses, culminando com a rendição dos nipônicos na 2a Guerra Mundial.
Pessoas questionam porque não comento sobre as duas guerras que ocorrem no mundo no momento que escrevo essas linhas: Rússia X Ucrânia e Israel X Hamas?
Para mim é difícil comentar o absurdo que são guerras em plena segunda década do século 21, com tantas mensagens de paz, valorização da vida, respeito às amizades, solidariedade, humanidade, religiosidade, espiritualidade, trocadas pelo planeta através de redes sociais, cinema, TV, revistas….
Seja qual for a sua crença, é inegável a existência do BEM e do MAL….Desde os primórdios, Humanos em busca de conquistas, riquezas, poder, terras férteis, violentam ,estupram, mutilam, matam, das formas mais cruéis e bestiais.
Livros, filmes e séries tem buscado retratar tais fatos com cenas brutais….nesse momento, na vida real, corpos estão sendo mutilados, despedaçados, famílias choram a perda de seus entes queridos, suas vidas e memórias destruídas a cada bombardeio….e na África então? Conflitos permanentes onde aldeias são dizimadas e as crianças sobreviventes arrancadas de seus pais já sem vida, são obrigadas a treinamento militar e jogadas em campos de batalha para matar e morrer sem saber porquê!!!
Nesse exato instante interrompo meu escrito para acompanhar terrível tiroteio contra jovens que aguardavam um show na Rússia….mais de 300 mortos….o revigorado Estado Islâmico de origem sunita ( sim, existe o xiita) assume a autoria do atentado….
Os humanos são os únicos animais da face da terra que matam por puro prazer!
É claro que tenho opiniões sobre os conflitos atuais! Recomendo assistir via YouTube, excelentes relatos históricos, explicações que envolvem etnias, religiões, passados de lutas, conquistas e derrotas, questões econômicas, interesses diversos, e de posse de terra entre os envolvidos, valiosamente explicados por historiadores respeitáveis…
É inegável que em toda guerra existe um agressor e o agredido que se defende….na Rússia, prevalece a sede de poder e a vontade de reviver a antiga União Soviética, mas também não aceitar a OTAN nos seus calcanhares….o comediante Zelensky talvez ainda achando estar participando da novela que protagonizou, preferiu aceitar a agressão ao invés de impedi-la por vias diplomáticas….seu país tem grande parcela da população pró Rússia, assim como a já anexada Crimeia.
O Hamas não representa a maioria do povo palestino….sua ação terrorista e covarde resultou em uma reação poderosa de quem tem um enorme poderio bélico e tecnológico….acredito que seu objetivo era esse….tentar arrastar parte do mundo árabe contra Israel….a corda arrebentou do lado mais fraco….
De que vale minha opinião diante das Forças do Mal espalhadas mundo afora, inclusive no Brasil?
Lembro de uma cena final e espetacular de um CULT do cinema americano: PLANETA DOS MACACOS 1, quando é revelado ao astronauta sobrevivente, através de partes que ele encontra da Estátua da Liberdade, a destruição de nossa espécie, que o planeta onde caiu sua nave numa viagem pelo tempo, nada mais era que a própria Terra que fora devastada e séculos depois, dominada por Macacos de inteligência superior aos agora escravizados humanos.
Esse filme, ainda na década de 70, já previa que nossa espécie um dia seria extinta por uma Guerra total.
Vou então opinar sobre quem está certo ou errado? Sequer sei quais são todos os verdadeiros interesses em jogo! Nem sei quais cartas os protagonistas têm em mãos! O jogo do poder onde poucos decidem quem vive, quem morre, está fora do nosso entendimento…valem as versões da Imprensa quase sempre distorcidas…
Não, concluo dizendo que ao poço da ignorância e incompreensão, prefiro a frase de Vinícius de Moraes…a GUERRA é…..ESTÚPIDA, INVÁLIDA…..

Copyright © 2024 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.