Nada de proibir, mas é preciso orientar a população. Muito de falou e vai se falar sobe o terrível calor deste verão e quando sabemos que vários problemas acometem os pacientes, principalmente os que tomam medicamentos para tratamento de algumas cardiopatias ou para controle da hipertensão arterial, e para a estabilização do diabete e outras doenças crônicas.
Sem dúvida nesses tempos quentes quem mais sofre são os indivíduos hipertensos em tratamento, incrível isso , porque usam na maioria das vezes diuréticos como a hidroclorotiazida ou clortalidona ou outros, muitos desses associados a outros medicamentos para controle da pressão arterial. Muitos pacientes que vinham sem nenhuma queixa clínica, procuraram o cardiologista, contando sintomas de tonturas , mal estar geral, sonolência e palpitações e ao exame físico constatamos pressões arteriais muito baixas na faixa de 100 x 60 e menos.
O que fazer? Até pressão de 100 x 60 sem outros problemas, pode ficar primeiramente deitado de costas com as pernas elevadas, colocando panos úmidos gelados no rosto e cabeça e bebendo bastante água (pode ser na temperatura ambiente ou gelada). Caso a pressão estiver mais baixa ou tiver sintomas de tontura ou desmaio, confusão mental deve ser levado ao Pronto Socorro, pois deve estar ocorrendo a hipertermia, situação muito séria que necessita de cuidados hospitalares.
Para nada disso acontecer , procure falar com um médico pois a medicação deverá ser suspensa enquanto a pressão estiver baixa , ou ser modificada ou diminuída até mesmo ser trocada.
O que sabemos é que realmente os pacientes tem sintomas desagradáveis e quase sempre modificamos o tratamento. Quanto a fazer atividades físicas, a recomendação é de se afastar dos exercícios físicos no ambiente de muito calor e se fizer muita questão, procurar ambientes frescos e ventilados sem esquecer que deve-se ingerir 02 a 03 litros de água por dia.
A insolação ou hipertermia é uma situação perigosa que atinge com mais frequência as crianças e os adultos com mais 60 anos de idade, os obesos e pessoas com doenças crônicas gerais como as oncológicas.
Vamos viver bem , cuide de passar um verão sem complicações médicas.
@nabilghorayeb