Conecte-se conosco

Saúde

COMO SUPERAR O “MEDO DE DENTISTA” por Aonio Vieira

Publicado

em

Compartilhar

Frequentemente alguns profissionais enfrentam situações bastante difíceis ao atenderem pacientes que apresentam medo mórbido do DENTISTA, ou melhor, do tratamento dental. Há décadas este medo de determinados pacientes era considerado uma reação normal, pois até os meados do século passado os equipamentos eram rudimentares, o atendimento mal conduzido e o  tratamento realmente traumatizava muito. Estas experiências adquiridas nestes tratamentos deixaram traumas que infelizmente foram passando para as novas gerações.

Pensando em ajudar meus pacientes, em 1986 levei para a odontologia o método de relaxamento vibroterápico. Apresentei este tratamento no 22º Seminário Odontológico Latino Americano e no 12º Congresso Paulista de Odontologia. Este método consiste em uma esteira vibratória colocada sobre a cadeira odontológica.

A massagem realizada no corpo do paciente, relaxa a musculatura das costas e pernas, ajudando o paciente a descontrair e desviar a atenção do tratamento. 

Para ajudar o psíquico dos pacientes utilizo tratamentos alternativos; como a homeopatia (Florais de Bach), técnicas de relaxamento, cromoterapia, medicina chinesa, hipnose e aromoterapia. Também para desviar a atenção do tratamento, óculos multimídia e óculos DVD para o paciente assistir filmes ou shows de sua preferência durante os procedimentos odontológicos…

Para os pacientes com pânico,  utilizo a analgesia com oxido nitroso ( inalação de um gás por meio de uma máscara nasal, que permite uma sensação de bem estar) ou sedação com  intravenosa realizada por um médico anestesista que ministra a medicação e o paciente dorme enquanto  realizo o tratamento.

 Os equipamentos evoluíram muito neste início deste milênio e contribuem para que as pessoas não adquiram o trauma do dentista. A anestesia computadorizada injeta o medicamento sem dor nenhuma. Os motorzinhos são mais silenciosos. Temos aparelho de ultra-som para desgaste do dente que pode substituir a alta rotação, ultra-som para tirar o tártaro, o papa carie, que é um produto que dissolve a cárie e os aparelhos de laser. 

Para superar seus medos siga estes conselhos:

1- Compartilhe com seu dentista e sua  auxiliar  seus receios e ansiedades. Faça com que saibamos, que você fica tenso e ansioso de tal maneira, que possamos dar um atendimento especial para você.

2- Procure não marcar horários de consulta em épocas que você esteja estressado(a),  nervoso(a) ou fisicamente esgotado.

3- Realizar o tratamento nas primeiras horas da manhã será mais tranqüilo do que ir após um  dia exaustivo de trabalho.

4- Tente identificar a origem de seu medo, isso ajudará o profissional a tomar o rumo certo para ajudá-lo.

5- Combine um sinal com seu dentista ( levantar a mão) para que ele possa saber o menor sinal de desconforto seu.

6- Descanse bastante na noite anterior, faça uma refeição leve antes da consulta e utilize roupas confortáveis na consulta.

7- Procure relaxar todas as partes do seu corpo, imagine que esta em frente a uma bela paisagem, lembre-se de algumas situações alegres que ocorreram em sua vida.

8- Respire de forma profunda e compassada, conte os números de 1000 até 10 regressivamente pegando somente os números pares ou ímpares, assim você estará ativando o lado do seu cérebro da razão e não o da emoção.

9- Solicite ao profissional que explique o que será feito em cada etapa do tratamento. Quanto mais você souber a respeito, mais você sentirá relaxado. O medo do desconhecido alimenta sua tensão emocional.

10- Seguindo estes passos você deverá sentir-se orgulhoso de si mesmo por ter conseguido superar a sua crise de temor e ansiedade.

Aonio Genicolo Vieira

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.