Conecte-se conosco

Cultura

COMUNICAÇÃO: ANJO OU DEMÔNIO? por Tony Mastaler

Publicado

em

Compartilhar

Comunicação!

Eu fico assustado com a falta de profissionalismo no tocante a este tema, tanto na esfera privada como na pública. E olha que em 2024 teremos eleições…  façamos um pequeno exercício que objetiva refrescar em nossas mentes alguns aspectos desta tal de comunicação:

É notório que ela tem o poder de matar e destruir completamente uma pessoa ou grupo de pessoas, com a potência bélica de uma poderosa arma, mas com requintes de crueldade, pois ela mantem o atacado vivo, para sofrer terrivelmente as consequências da sua morte, e sem conseguir fazer nada, independentemente de o fato ter tido justiça ou injustiça (outro conceito que futuramente conversaremos, se ainda for permitido neste país falar sobre o tema).

Estou seguro de que desta característica nasceram os “mortos vivos”, personagens tão explorados pelo cinema… aos mais vividos, lembro-lhes da Escola de Base, caso que teve repercussão nacional e foi totalmente destruída, a escola, bem como a vida de seus sócios e envolvidos no suposto caso de abuso sexual das crianças. Escola destruída, vidas destruídas, não é que o tempo passa e as investigações descobrem que nada daquilo existiu… e agora?

Como ficam essas pessoas? Esse investimento perdido? Os jornalistas que fizeram retumbar aos quatro cantos todas as inverdades que contribuíram para essa inominável tristeza. Bom, neste caso supomos que não houve intenção premeditada de prejudicar ninguém… mas e em tantos outros que existe claramente a intenção de prejudicar adversários, tanto na esfera privada como na política? Os mais próximos de Alice dirão: devem ser processados por calúnia e difamação! Sério mesmo? Num país que está longe de ter um judiciário como exemplo? Num país onde, salvo honrosas exceções, tem juízes e ministros que trabalham ideologicamente, por culpa de um maldito sistema de indicação de cargos? Onde temos ministros da suprema corte proprietários de faculdades fora do Brasil e ninguém fala nada?

Pois é… intrincada equação a que, espera-se, poderá minimizar tudo isso… mas então a comunicação é demônio? Não! Ela nos informa coisas boas, nos traz diversão, arte, informação e por aí vamos! Está certo que as vezes a comunicação exagera e torna algum medíocre mortal em um superstar!! Está certo também que ultimamente, com o advento das redes sociais, transformar um medíocre numa celebridade passou a ser um acontecimento diário. Mas como já previa Andy Warhol, serão somente durante 15 minutos. O que o genial Andy não imaginava é a quantidade de estragos que 15 minutos de fama para um estúpido podem gerar numa sociedade de joelhos para toda essa estupidez e de costas para a cultura e educação.

Então? Como ficamos? Anjo ou Demônio? Quem viver, verá!

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.