Conecte-se conosco

Saúde

ENTENDA SOBRE CÁRIE DENTAL por Aonio Genícolo Vieira

Publicado

em

Compartilhar

Grande parte da população brasileira é afetada pela cárie dentária, uma condição amplamente reconhecida como um dos principais problemas de saúde bucal em todo o mundo.

A cárie é uma doença multifatorial, e fatores como o contínuo processo de urbanização, a industrialização das sociedades, práticas alimentares pouco saudáveis e mudanças nos estilos de vida e no ambiente de trabalho contribuem diretamente para sua alta prevalência, tornando-a um desafio significativo para a saúde bucal.

Para enfrentar essa situação, as práticas odontológicas preventivas desempenham um papel crucial, incluindo procedimentos como restaurações e reabilitação funcional da mastigação, que têm apresentado resultados satisfatórios na recuperação e manutenção da saúde bucal dos brasileiros.

No Brasil, a atenção odontológica ainda se concentra em grande parte na assistência individual, com foco em procedimentos cirúrgico-restauradores, enquanto as ações de promoção de saúde bucal coletivas são geralmente conduzidas pelo setor público de saúde. Visando minha colaboração pessoal, reuni algumas dicas sobre como você pode aprimorar sua saúde bucal, proporcionando um sorriso saudável e feliz:

  1. Um dos pilares da odontologia preventiva é a boa higienização oral. A prevenção é mais eficaz e econômica do que o tratamento. Uma higiene oral adequada após as refeições principais, incluindo o uso do fio dental e escovação contribui muito para a boa saúde bucal, também evitar hábitos prejudiciais, como tabagismo e consumo excessivo de açúcar podem ajudar muito.

     2-    Realizar exames de rotina é essencial para identificar problemas de saúde bucal em estágios iniciais. Agendar consultas regulares de 6 em 6 meses para limpezas, verificações de cáries, avaliações da gengiva e radiografias, garantem que os problemas sejam tratados precocemente.

      3-    Adotar hábitos saudáveis com uma dieta não cariogênica a base de frutas naturais ou secas para o intervalo entre as refeições principais ajudam muito a prevenção de cárie dentária. Sempre estar portando sua escova de dentes e fio dental não importa aonde for é de suma importância para quando consumir carboidratos processados fazer a higienização logo que possível.

A promoção da saúde bucal eficaz não se limita só ao consultório odontológico envolve a prevenção do dia a dia. Os dentistas desempenham um papel vital na melhoria da qualidade de vida de seus pacientes orientando deus pacientes sobre os cuidados de uma boa higiene oral, capacitando-os a sorrir com confiança e saúde.

Aonio Genicolo Vieira – Cirurgião dentista

Cirurgião dentista, especializado em implantes e próteses

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.