Conecte-se conosco

Destaques

O AVANÇO DA CONSTRUÇÃO CIVIL por Ricardo Cavalcanti de Albuquerque

Publicado

em

Compartilhar

Tenho andado por São Paulo, principalmente pelo jardins, e me impressionei com o número de obras e lançamentos imobiliários em andamento. 

Lançamentos que outro dia estavam em “stand” de vendas, hoje com a obra em pleno andamento, o que suponho tenha sido vendido total ou grande parte do empreendimento. Resolvi pesquisar como anda e quais as previsões para o futuro da construção civil. O mercado da construção civil brasileiro está com previsões positivas para 2023. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção ( CBIC), o setor deve crescer 2,5 por cento neste ano e ainda afirma a entidade que a construção civil continua animada, lembrando que em 2021 o índice foi de 7,6, e em 2022 o crescimento foi de 3,5. Esse setor é usado como indicador do crescimento do país e dizem os especialistas, que promete seguir melhorando. O seguimento imobiliário é o que tem a maior expectativa de crescimento. O setor já vem em um ritimo de três anos consecutivos de expansão acima da economia nacional. O ano de 2023 marcará o terceiro  ano  com desempenho  da construção acima do PIB , A Revista Exame diz: ” o setor imobiliário continuará a crescer de maneira sustentável, mas não com a mesma velocidadede 2020  e 2021″. Ao analisar o desempenho da construção  neste ano e as perspectivas para 2023, especialista destacou a necessidade de aumentar a participação da contruçao civil no PIB nacional. Para que o país possa crescer de forma sustentada. Asseguram  que esta participação vem caindo e para exemplificar essa performance citam os dados de 2012 em que  a contruçao civil representava 6,5 por cento  do PIB total no país e em 2021 , caiu  para 3,3 por cento. Os estudiosos no assunto, dizem que está participação em países desenvolvidos é de 7,7 por cento ,aproximadamente. Procurei pesquisar os resultados da construção civil registrados pelo país . Com exeçao de Roraima todos os estados registraram saldo positivo na geração de novas vagas considerando o ano passado.” São Paulo  ( 71063), Rio de Janeiro (33.410), Bahia ( 24479) , Minas Gerais ( 24071)  e Santa Catarina (17075) foram os estados que apresentaram melhores resultados.0 que reparo nestes dados nacionais e previsões, batem com a minha visão paulistana, da contruçao civil. Realmente em São Paulo, capital sinto que a construção civil está em plena atividade e desenvolvimento.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.