Conecte-se conosco

Arte

O QUADRO MAIS DIFÍCIL PINTADO NO SÉCULO XX por Rafael Murió

Publicado

em

Compartilhar

Na minha opinião, um dos quadros mais difíceis e impactantes pintados no século XX foi “Guernica” de Pablo Picasso. Esta obra é conhecida pela sua representação brutal e emocional do terrível bombardeio da cidade basca de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola. A pintura mostra a dor, desespero e destruição causada pela violência da guerra, e sua mensagem é profundamente perturbadora e emotiva.

Picasso usou a arte como uma forma de expressar a sua repulsa à violência e à injustiça, capturando o sofrimento humano de uma forma que transcende línguas e fronteiras. Ele combinou cores e formas de uma maneira única, criando uma narrativa visual que evoca uma poderosa resposta emocional nos espectadores. A qualidade visceral e perturbadora de “Guernica” faz com que seja um dos quadros mais difíceis de contemplar, mas ao mesmo tempo, é uma obra importante que nos lembra das consequências devastadoras da guerra e da brutalidade da condição humana.

Uma curiosidade sobre este Quadro… Dizem que na 2a. guerra quando os alemães estavam no ateliê de Picasso e viram o quadro perguntaram para ele: Quem fez está obra? Picasso de pronto respondeu: foram vocês.

Em resumo, “Guernica” é uma obra-prima do século XX que representa a tragédia e a brutalidade da guerra de uma forma que desafia e emociona os espectadores até hoje. É um testemunho da capacidade da arte de capturar a complexidade e a dor da experiência humana e de provocar reflexão e compaixão.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.