Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
  • Home
    • Conheça o Orbisnews
  • Autores
  • Blog
  • Categorias
    • Administração
    • Brasil
    • Cultura
    • Clima
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Família
    • História
    • Jornalismo
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Mobilidade
    • Mundo
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Contatos
    • Assessorias de imprensa
    • Saiba Como Divulgar Artigos no Orbisnews
Lendo O que esperar da tecnologia no varejo. Por Otavio Argenton
Compartilhar
0 R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Notificação
Redimensionador de fontesAa
Redimensionador de fontesAa
0 R$ 0,00
  • Home
  • Blog
  • Planos-de-assinaturas
  • Contatos
  • Home
    • Conheça o Orbisnews
  • Autores
  • Blog
  • Categorias
    • Administração
    • Brasil
    • Cultura
    • Clima
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Família
    • História
    • Jornalismo
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Mobilidade
    • Mundo
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Contatos
    • Assessorias de imprensa
    • Saiba Como Divulgar Artigos no Orbisnews
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
  • Advertise
© 2024 ORBISNEWS | Todos os direitos reservados.
> Blog > Categorias > Tecnologia > O que esperar da tecnologia no varejo. Por Otavio Argenton
Tecnologia

O que esperar da tecnologia no varejo. Por Otavio Argenton

Redação
Ultima atualização: agosto 15, 2024 4:08 pm
Por Redação 4 leitura mínima
Compartilhar
Compartilhar

O varejo brasileiro está em ritmo de crescimento este ano, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE. Mas apesar do aumento no volume de vendas, marcas e empresas enfrentam o significativo desafio de se mostrar relevante no mercado. Isso é reflexo de uma concorrência cada vez mais acirrada e também da mudança no comportamento dos consumidores, agora, atraídos por experiências cada vez mais personalizadas, além dos diversos canais de atendimento, online ou offline.

Quem se destaca neste cenário, por sua vez, são as empresas que aliam a personalização com a eficiência, e, diante disto, a tecnologia no varejo torna-se a grande chave para acompanhar a evolução do comportamento de compra dos consumidores e se destacar diante os concorrentes.

Tecnologia no varejo na prática

Soluções em nuvem agregam benefícios que são essenciais para o comércio, como a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para que as empresas tenham a possibilidade de ajustar a sua operação de acordo com a demanda de mercado. Por exemplo, em determinados períodos do ano, é esperado que as vendas tenham um aumento exponencial em curtos períodos de tempo – como é o caso da Black Friday. Nesse sentido, a alocação em nuvem é uma solução apropriada para comportar tamanha demanda, sem a necessidade de grandes mudanças na infraestrutura de TI.

Além disso, as tecnologias em alta, como a Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Data Analytics, também apoiam na construção de um processo de compra aliado aos desejos e comportamentos do consumidor.

Aqui, as possibilidades se estendem para a criação de lojas inteligentes, em que o consumidor interage de maneira mais autônoma, e também sistemas de realidade aumentada, em que é possível visualizar o produto no ambiente final. Para se ter uma ideia, a tecnologia já tem permitido visualizar como um móvel vai ficar na sala de estar sem mesmo sair dela, apenas apontando a câmera do celular para o local.

Não menos importante, a automação também transforma os processos internos, desde o controle de estoque, até a customização do atendimento.

Personalização: a chave para a conexão com o consumidor

A personalização da experiência do cliente por meio da tecnologia é feita pela análise dos dados coletados, que exige uma infraestrutura de TI desenvolvida de maneira integrada e consistente.

Tendo em vista que ela é essencial para a construção de um relacionamento duradouro com os consumidores, o atendimento omnichannel, que integra diferentes canais de comunicação, é uma estratégia bastante adotada atualmente. No entanto, é preciso saber como filtrar e cruzar essas informações, para que a análise dos dados seja eficiente e os custos otimizados.

Com os dados bem estruturados, as possibilidades são ampliadas. Programas de fidelidade que recompensam os consumidores de forma inteligente, recomendações que fazem mais sentido para cada perfil de cliente, facilitação do processo de compra e descontos personalizados, são apenas alguns exemplos.

O futuro do varejo é tecnológico. Por isso, é importante entender o que é preciso ser feito hoje, para que o seu negócio alcance seu pleno potencial. Contar com especialistas nesse processo é essencial, uma vez que a evolução tecnológica é uma jornada com início, mas sem fim. Portanto, escolha parceiros em que você confie, pense alto, mas tenha os pés no chão, pois cada passo é determinante nesta caminhada.

Você também pode gostar...

Validação de domínios: Por que checagens superficiais já não bastam. Por Denis Furtado

Educação conectada e significativa: por que programas como Internet Brasil e Aprender Conectado são fundamentais para combater desigualdades no país. Por Laerte Magalhães

A telefonia na área da Saúde: Telemedicina e a necessidade de comunicação eficiente. Por Leandro Motta

Você está atento ao uso de seus dados? Por Celso Russomanno

O Silêncio Perdido: Como os “PING” Estão Roubando Nossa Paz e Adoecendo a Mente. Por Cristiane Sanchez

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Compartilhar
Artigo Anterior Eleições Municipais. Por Régis de Oliveira
Próximo Artigo Ecos da Ditadura: A Reemergência de um Passado Repressor no Brasil Atual. Roberto Freire
Deixe um comentário Deixe um comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

Acesse para Comentar.

Fique conectado!

FacebookLike
TwitterSeguir
InstagramSeguir
- Publicidade -
Ad image

Últimos artigos

Precisamos vencer a cultura do ódio – Por Roberto Livianu
Autores de K a L Sociologia
Episódio 46 – Podcast Gente que Fala com Vicente Cascione – 07/07/2025
PodCast
Mania, Hábito, Costume por Marli Gonçalves
Autores de M a N Comportamentos
A Importância dos CEPACs no Financiamento  Urbano nas  Maiores Cidades Brasileiras – por Marcos Cintra
Autores de M a N Mercado Imobiliário

Você pode gostar também

Autore de A a BTecnologia

Construindo com IA: o papel da tecnologia no novo mercado brasileiro de apostas. Por Almir Ribeiro

abril 9, 2025
Autores de S a TTecnologia

IA no Design Gráfico: como a tecnologia está transformando a criatividade e a produtividade no setor. Por Thiago Leon Marti

abril 4, 2025
Autore de A a BSegurançaTecnologia

Da prevenção à reação: a eficiência da cibersegurança comportamental. Por Armsthon Zanelato

março 21, 2025
Autores de I a JTecnologia

O futuro do engajamento digital no setor financeiro: personalização e eficiência como diferenciais competitivos. Por Jorge Iglesias

março 20, 2025

Receba nossos artigos.

Fique por dentro das opiniões mais importantes que influenciam decisões e estratégias no Brasil.

Siga-nos
© 2025 ORBISNEWS | O maior portal de artigos do Brasil. Todos os direitos reservados.
  • Advertise
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?