Conecte-se conosco

Meio Ambiente

PROTEJA A ÁGUA! Por Gilberto Natalini

Publicado

em

Compartilhar

No dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água.

Na verdade, tivemos pouco a comemorar, tendo em vista o uso irracional desse líquido que é considerado o “ouro branco”, essencial para existência da vida.

Pelo mundo afora, e no Brasil, as pessoas e a sociedade tem tido uma prática predatória e até criminosa no uso da água, pelo desperdício, pela contaminação, pela agressão aos nossos cursos d’água, rios, lagos, nascentes e depósitos subterrâneos de água.

Já temos no planeta cerca de 1 bilhão de pessoas que não tem água suficiente para viver.

E, com o avanço das mudanças climáticas, e da exploração descontrolada e agressiva das fontes de água, essa situação tende a piorar.

Infelizmente essa é a dura realidade.

Agindo para minimizar essa situação é que desde 2004, a Cidade de São Paulo não lava suas ruas com água potável, mas sim, com água de reuso comprada da Sabesp.

Água de reuso que é produto do tratamento do esgoto, não serve para uso humano, mas serve, perfeitamente, para lavar ruas, molhar praças e jardins, e limpar monumentos. E o custo é muito menor que o da água potável.

Já perdi a conta de quantos bilhões de litros de água tratada foram poupados e quanto em dinheiro foi economizado com esse procedimento.

Foi um grande passo na sustentabilidade e na economia de dinheiro público.

Tudo isso foi possível graças à aprovação pela Câmara Municipal de São Paulo, de um projeto de lei de minha autoria, junto com nossa bancada, que foi votado em 2004 e se transformou em Lei.

Esse projeto foi elaborado em nosso 1º mandato de Vereador, com a ajuda de ambientalistas e técnicos da Sabesp. Tramitou com rapidez no parlamento municipal de São Paulo, sendo aprovado, sancionado e rapidamente colocado em prática, persistindo até hoje.

Essa Lei foi produto da discussão de nossa 1ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, evento que é realizado até hoje e já está na sua 22ª edição.

A construção de uma cidade mais sustentável tem muitos caminhos e muitos outros objetivos. A segurança hídrica é um deles.

O importante é começar, ampliar, mobilizar e envolver toda a população nessa causa.

Para termos uma vida melhor em harmonia com a natureza.

Gilberto Natalini

Médico e Ambientalista

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.