Conecte-se conosco

Cultura

Robótica, exposição e cinema congolês são destaques da agenda de abril das Oficinas Culturais.

Publicado

em

Compartilhar

O público ainda poderá aproveitar uma feira de artes gráficas, espetáculo teatral sobre envelhecimento LGBTQ+, e show de Neto Trindade e Os Vagalumes. Atrações ocupam diferentes regiões da cidade. Tudo gratuito 

Em abril, as Oficinas Culturais Alfredo VolpiMaestro Juan Serrano e Oswald de Andrade seguem com uma programação diversa para diferentes públicos. Gratuita, a agenda das Oficinas Culturais – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis – contará com formações como em robótica, sessões de cinema e exposição.

Algumas atividades exigem inscrição, com os links informados no final deste informativo.
Confira os destaques por região:

Zona leste

Oficina Cultural Alfredo Volpi recebe a partir do dia 6, sábado, a exposição “Geoprópolis”, organizada por Arasy Benítez, João Machado e Khadyg Fares, que apresenta um panorama da relevância estética, ambiental e socioeconômica das abelhas nativas brasileiras por meio de esculturas, fotos, desenhos com tinta de própolis e montagens feitas com uso da IA (Inteligência Artificial).

A exposição traz obras de João Machado, artista visual e ambientalista que há mais de 10 anos estuda as abelhas nativas sem ferrão do Brasil. Além da mostra, a instalação no jardim da unidade Alfredo Volpi intitulada Arquitetura para Abelhas, feita em cerâmica, pedras e enxame de abelhas da espécie Jataí, a mostra fica completa com uma agenda educativa formada por bate-papo e visitas mediadas para grupos de escolas públicas, saídas para diferentes lugares de Itaquera e regiões vizinhas para o mapeamento urbano de abelhas nativas e oficinas de bombas de sementes. Na abertura (6/04), das 15h às 17h, haverá um bate-papo com as curadoras e o artista. A exposição fica aberta para os visitantes até 30 de abril, de terça a quinta, das 10h às 21h30, e às sextas e sábados, das 10h às 18h. No final desse texto, fique por dentro da programação das atividades educativas.

Vale lembrar que a Oficina Cultural Alfredo Volpi possui uma área externa com atividades recorrentes de permacultura, tratando da compreensão da ecologia e dos padrões naturais, do uso de energias e do manejo correto dos recursos naturais, criando ambiente sustentável e produtivo. Neste contexto, a instalação Arquitetura para Abelhas – parte da exposição Geoprópolis – passa a compor a coleção de artes do local e a fazer parte do jardim.

Já as pessoas interessadas em artes manuais não podem deixar de participar das atividades Livros esquisitos: encadernação criativa e histórias. Com encontros aos sábados, de 6 a 27/04, das 14h às 16h, as oficinas pretendem ensinar os processos artísticos e educativos da produção artesanal de livros para crianças, famílias, educadores e artistas. É necessário se inscrever para cada formação individualmente. Uma das opções é a Oficina Histórias Embaralhadas, no sábado (20), que oferece 15 vagas. Confira as informações sobre as oficinas no site das Oficinas Culturais.

Outra opção é a Oficina de Introdução à Iluminação Cênica com Pâmola Cidrack. Serão quatro encontros nas terças-feiras de abril, das 19h às 21h30, em que os participantes irão aprender sobre iluminação em performances ao vivo, abrangendo desde dança e teatro, até shows de música ao vivo, a fim de entrar nesse mercado de trabalho. As inscrições estão abertas e as aulas começam no dia 9/04.

Zona noroeste

Além das atrações artísticas, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano oferece formações focadas na geração de renda. Uma delas é A arte da maquiagem para pessoas a partir dos16 anos de idade que terão contato com práticas de limpeza, sombreamento e volume, além de noções teóricas sobre tendência da maquiagem artística facial e corporal em diferentes tipos de pele. Todos os materiais necessários serão disponibilizados gratuitamente pelo local e a coordenação será da Fernanda Santos, maquiadora profissional formada pelo Senac, com amplo conhecimento e experiência em maquiagem cênica. Os encontros serão aos sábados, de 13/04 a 4/05, das 9h30 às 11h30, e as inscrições estão abertas no site do Programa.

Outra opção é a Oficina de robótica, programação e cultura maker realizada do dia 9 ao a 30/04, às terças, das 14h às 16h. Voltada para jovens entre 12 e 16 anos, a atividade mostrará aos participantes as regras básicas de programação para analisar e realizar montagens de circuitos eletrônicos com a utilização de fita de cobre, LED, jumpers, placas makey makey e Arduino. Para se inscrever, clique aqui.

E no dia 20, sábado, Neto Trindade e a banda Os Vagalumes se apresentam na unidade localizada no bairro Taipas, periferia da zona noroeste de São Paulo, a partir das 16h. O show para todas as idades também vai celebrar o Dia do Disco (20/04), reverenciando a era do disco de vinil.

Centro

Na região central, a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe a Cia. Artera de Teatro com o espetáculo Bichados, produção focada no personagem William, um ator em crise que completa 45 anos e decide organizar uma festa de aniversário, iniciando reflexões sobre o processo de envelhecimento e a inevitabilidade da finitude entre homens gays. O espetáculo faz uma temporada de 10 a 27 de abril, com sessões de quarta a sexta, às 19h30, e aos sábados às 18h. É necessário retirar o ingresso uma hora antes de cada apresentação.

Neste mês também acontece a 3ª edição da A.F.A.G.O – A Feira de Artes Gráficas da Oswald no dia 20, sábado, das 10h às 18h. O evento proporciona um espaço de palestras, encontros com artistas gráficos e circulação de artes impressas, além de reunir pesquisadores, gravadores e público admirador em uma troca cultural e de conhecimento. Além da venda de artes gráficas, o público ainda poderá participar de atividades abertas e gratuitas, dentre elas:

ateliê de portas abertas, das 14h às 16h, em que Edson Pfutzenreuter, professor associado do Instituto de Artes da Unicamp, fará uma demonstração das possibilidades técnicas do uso de um aparelho de controle numérico para produção de xilogravuras, tendo alguns de seus trabalhos como exemplo. Também às 14h tem um papo gráfico: caderno das precisões com Claudio Mubarac, que apresentará obras gráficas desenvolvidas ao longo dos últimos 35 anos; e às 16h acontece um papo gráfico com Cleiri Cardoso, artista e professora, sobre gravura. Todas as atividades são livres e com 20 vagas disponibilizadas em casa uma delas.

Amantes da sétima arte poderão aproveitar a Mostra Kilimanjaro de Cinema em homenagem acineasta congolês Dieudo Hamadi. A mostra é composta pela exibição de dois filmes: no dia 27/04, sábado, às 18h, será “Kinshasa Makambo”, longa que aborda pela perspectiva de quatro jovens, a resistência nas ruas de Kinshasa quando Joseph Kabila, presidente da República Democrática do Congo, se recusa a renunciar ao poder no final de seu segundo mandato. Ao final desta sessão, o cineasta Hamadi participa de um bate-papo com o público.

E na terça, 30/04, às 19h30, será a vez da obra “Downstream to Kinshasa”, produção focada na Guerra dos Seis Dias (junho de 2000), quando a cidade congolesa de Kisangani foi palco de violência mortal entre os exércitos de Uganda e Ruanda. Mais de 10 mil projéteis explodiram, matando e ferindo milhares. Este foi o primeiro filme congolês a estar em uma seleção oficial no Festival de Cinema de Cannes.

Para mais informações sobre a programação completa de abril , visite o site do Programa Oficinas Culturais.

SERVIÇO:

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

EXPOSIÇÃO GEOPRÓPOLIS
Obras deJoão Machado | Curadoria: Arasy Benítez e Khadyg Fares
6 a 27/04, terça a quinta, das 10h às 21h30 | sexta e sábado, das 10h às 18h | Livre

Atividades educativas como parte da mostra:
Inscrições por ordem de chegada no dia e local das atividades

Mapeamento urbano de abelhas nativas em São Paulo
6 de abril, sábado, às 10h30, saída da Oficina Cultural Alfredo Volpi
Livre | 15 vagas

Bate-papo com o artista João Machado e as curadoras Arasy Benítez e Khadyg Fares
6 de abril, às 15h
Livre

Intervenção artística na obra “Arquitetura para abelha Jataí”
13 de abril, às 10h30
Livre

Oficina de bombas de sementes
13 de abril, às 11h30
Foco nas crianças | 15 vagas

—————————————–

INTRODUÇÃO À ILUMINAÇÃO CÊNICA
Coordenação: Pâmola Cidrack
9 a 30/04, terças-feiras, das 19h às 21h30 | Faixa etária: a partir de 18 anos
Inscrições até 8/04 neste link (aqui) | Vagas:15

LIVROS ESQUISITOS: ENCADERNAÇÃO CRIATIVA E HISTÓRIAS
Coordenação: Vinicius Airumã e Paulo Oluá
Inscrições abertas até um dia antes de cada atividade – neste link | Vagas:15
6 a 27/04, sábado, das 14h às 16h | Faixa etária: a partir de 7 anos

————-

Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo
Telefone: (11) 2056-5028 | Horário de funcionamento: terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30|
Sextas e Sábados das 10h às 18h.
Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.
Acessibilidade: elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada. 

OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO 

ROBÓTICA, PROGRAMAÇÃO E CULTURA MAKER
Coordenação: Marcos Fernandes
9 a 30/04, terças-feiras, das 14h às 16h | Faixa Etária: de 12 a 16 anos
Inscrições até 8/04 neste link (aqui) | Vagas: 32 (8 por encontro) 

OFICINAS DE OFÍCIO COMO GERAÇÃO DE RENDA: A ARTE DA MAQUIAGEM
Coordenação: Fernanda Santos.
13/04 a 04/05, sábados, das 9h30 às 11h30 | Faixa Etária: maiores de 16 anos
Inscrições até 12/04 neste link (aqui) | Vagas: 12 

SHOW – OS VAGALUMES E NETO TRINDADE AO VIVO! PROJETO TENDAS CULTURAIS
20/04, sábado, das 16h às 17h30 | Livre 

Autores:
Assessoria de Imprensa
Jariza Rugiano
Mariana Lima
Kallany Ruiz

Copyright © 2024 Portal Orbisnews | Direção Geral Jornalista Fausto Camunha | Todos os artigos são de responsabilidade de seus autores.