Com toda minha experiência, confesso que nem sempre é fácil distinguir fatos verdadeiros dos inúmeros fakes lançados pelas redes sociais!
Assim, quando recebi a manchete “MPF e PF investigam se Bolsonaro incomodou baleia jubarte durante passeio de jet sky”, imediatamente respondi com uma carinha 😄 expressando minha certeza de tratar-se de um fake ou piada, já que querem fustigar o ex Presidente até por derrubar um hot dog com ketchup na porta da igrejaFoi então que vi tal notícia como manchete de capa de conhecido portal, e em outros, e mais outros…..Pasmem! É real, não é fake!!!
Fico me perguntando: Quem seriam as testemunhas de tal importunação? Algum golfinho que passava pelo local? Quem sabe um tubarão vermelho? Ou qualquer espécie de molusco da região que também se sentiu incomodado pelo barulhento e imprudente jet sky pilotado por um genocida irresponsável???
Lembro que o MPF ficou em grande evidência por volta de 2007 na brilhante atuação que aqui copio e colo do próprio site do órgão: ” No Brasil, a primeira recuperação de ativos ilícitos enviados ao exterior ocorreu em 2007, com a repatriação de recursos desviados para os Estados Unidos,como parte do esquema que ficou conhecido como Banestado.
Desde 2005, a SCI acompanhou as solicitações de assistência jurídica que permitiram a repatriação, a partir de sentença penal transitada em julgado, de cerca de 112 milhões de dólares e mais de 1,2 milhão de euros ao Brasil. Os valores foram ilicitamente enviados à Suíça, Reino Unido, Estados Unidos e Bahamas. Por outro lado, cerca de 175 milhões de dólares foram repatriados diretamente pelos investigados mediante acordos de colaboração premiada, sem a necessidade de cooperação jurídica internacional.”
Prefiro me lembrar do MPF por esses atos dignificantes de seus membros, verdadeiros patriotas e que arriscaram suas vidas nesse rumoroso caso ( que se não me falha a memória, ninguém foi preso)…..Fosse eu promotor do MPF, certamente recusaria investigar um “caso” de importunação de baleia Jubarte, mesmo que me fosse dado por “castigo” ou por ser “calouro”.
Quanto à nossa Polícia Federal, que tem tantos casos de tráfico espalhados pelo Brasil e até com conexões no Exterior que sequer imaginamos – vide por exemplo, manchete recente da Revista Piauí – ” UM BARCO PESQUEIRO E 160 MILHÕES DE DÓLARES EM COCAÍNA
“Traficantes do PCC estão cruzando o Atlântico para levar drogas a Cabo Verde, e de lá para a Europa – tudo com apoio de mafiosos sérvios” -porém, desbaratados pela eficiência da PF em conjunto com a Polícia de outros países! As constantes batalhas da PF contra o crime organizado, se espalham além fronteiras, em missões planejadas e perigosas.
Então, se prestar a investigar importunação de baleia, só mesmo no Brasil, onde órgãos são exageradamente manipulados politicamente, deslocando suas limitadas forças, gastando o dinheiro do contribuinte, para “investigar a formiga enquanto o elefante passeia livre, leve e solto pelas ruas de Bombaim!”
Raul Jafet é jornalista e empresário