Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
  • Home
    • Conheça o Orbisnews
  • Autores
  • Blog
  • Categorias
    • Administração
    • Brasil
    • Cultura
    • Clima
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Família
    • História
    • Jornalismo
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Mobilidade
    • Mundo
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Contatos
    • Assessorias de imprensa
    • Saiba Como Divulgar Artigos no Orbisnews
Lendo PARA QUEM SÃO OS “CARROS VOADORES” por Emerson Granemann
Compartilhar
0 R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Notificação
Redimensionador de fontesAa
Redimensionador de fontesAa
0 R$ 0,00
  • Home
  • Blog
  • Planos-de-assinaturas
  • Contatos
  • Home
    • Conheça o Orbisnews
  • Autores
  • Blog
  • Categorias
    • Administração
    • Brasil
    • Cultura
    • Clima
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Família
    • História
    • Jornalismo
    • Justiça
    • Meio Ambiente
    • Mobilidade
    • Mundo
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Contatos
    • Assessorias de imprensa
    • Saiba Como Divulgar Artigos no Orbisnews
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
  • Advertise
© 2024 ORBISNEWS | Todos os direitos reservados.
> Blog > Categorias > Tecnologia > PARA QUEM SÃO OS “CARROS VOADORES” por Emerson Granemann
Tecnologia

PARA QUEM SÃO OS “CARROS VOADORES” por Emerson Granemann

Redação
Ultima atualização: março 26, 2024 4:34 pm
Por Redação 5 leitura mínima
Compartilhar
Compartilhar

O mercado dos eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, está decolando e é importante que o Brasil não perca a oportunidade de inserir de forma escalável e segura esse modal às cidades

O setor de Mobilidade Aérea Avançada, como tecnicamente é conhecido o mercado dos “carros voadores”, está prestes a decolar e movimentar bilhões de dólares pelos próximos anos. No mundo há mais de 800 programas de eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, dos mais variados modelos e em desenvolvimento por cerca de 350 empresas, segundo dados da The Vertical Flight Society.

Apesar dos números vultuosos, uma parcela pequena que conseguiu avançar seus projetos e está recebendo recursos de investidores privados — e até do poder público em programas de tecnologia e sustentabilidade. Em breve veremos os eVTOLs de aproximadamente 30 empresas tomarem os céus e de fato operarem de forma comercial em todo o mundo. Na China, por exemplo, uma desenvolvedora já obteve certificação para voos com passageiros.

Para avançar com esse mercado, mais de 10 bilhões de dólares de Venture Capital já foram destinados a esses projetos, sem contar que algumas empresas já estão listadas em Bolsas de Valores. Um reflexo do perfil dessas companhias, geralmente startups criadas com o propósito específico de fabricar eVTOLs. Mas as principais fabricantes de aviões também entraram na onda. A Embraer criou a Eve Air Mobility, a Boeing adquiriu a Wisk Aero e a Airbus está desenvolvendo internamente seu eVTOL. Sem contar a indústria automobilística que tenta voar também como Volkswagen, Hyundai, Honda e outras.

Há um frenesi generalizado em torno dessas aeronaves, mas ainda não se sabe ao certo como será a operação no dia a dia, pois como se trata de futuro e de uma nova tecnologia, a cautela tem sido prioridade. Do que já foi testado e divulgado ao redor do mundo, os eVTOLs serão usados para completar a cadeia de mobilidade nas cidades. Eles poderão, por exemplo, conectar em poucos minutos aeroportos de uma mesma região, como Congonhas, Campo de Marte e Guarulhos, ou Jacarepaguá, Santos Dumont e Galeão. Ou conectar esses aeroportos a vertiportos — os novos pontos de pouso e decolagem — aos bairros. Quem sabe será possível comprar uma passagem apenas que vá do Morumbi, em São Paulo, para a praia de Jurerê, em Florianópolis. Claro, com os devidos voos de avião entre os aeroportos.

Mesmo com a promessa de “democratizar” o acesso, é de se supor que primeiro embarcarão nessa as pessoas com mais recursos financeiros, que já utilizam helicópteros, por exemplo. A ideia das fabricantes e operadoras é ampliar esse público à medida que se vá ganhando escala, confiando em um custo mais baixo de operação quando comparado com helicópteros, a começar pelo fato de que os eVTOLs são elétricos, o que tende a ser mais barato que o combustível tradicional. Mas isso é pensando em um início de operação em 2025 e crescendo gradualmente pelos próximos 10 a 15 anos.

Espera-se que esse cenário se confirme e que tenhamos uma proliferação de vertiportos em condomínios residenciais e comerciais, bem como em pontos estratégicos para conectar cidades separadas por até 100 quilômetros, como São Paulo a Campinas.

Para não perder essa oportunidade, o Brasil precisa ainda resolver alguns aspectos, especialmente regulatórios e de certificação dos eVTOLs. É preciso nesse momento envolver poder público, empresas e sociedade para debater de forma aprofundada para possamos gerar um ecossistema de mobilidade aérea escalável, acessível, sustentável e seguro.

*Emerson Granemann é CEO da MundoGEO e idealizador do Expo eVTOL, primeira feira do Brasil dedicada aos “carros voadores”.

Você também pode gostar...

Você está atento ao uso de seus dados? Por Celso Russomanno

O Silêncio Perdido: Como os “PING” Estão Roubando Nossa Paz e Adoecendo a Mente. Por Cristiane Sanchez

Construindo com IA: o papel da tecnologia no novo mercado brasileiro de apostas. Por Almir Ribeiro

IA no Design Gráfico: como a tecnologia está transformando a criatividade e a produtividade no setor. Por Thiago Leon Marti

Da prevenção à reação: a eficiência da cibersegurança comportamental. Por Armsthon Zanelato

MARCADO:Destaques
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Compartilhar
Artigo Anterior O QUE SÃO DOENÇAS DO TRABALHO E QUAIS ENFERMIDADES PODEM SER CARACTERIZADAS DESTA FORMA? Por Giovanna Tawada
Próximo Artigo RUMO A UM FUTURO MOLDADO PELA IA GENERATIVA por Victoria Martínez*
Deixe um comentário Deixe um comentário

Clique aqui para cancelar a resposta.

Acesse para Comentar.

Fique conectado!

FacebookLike
TwitterSeguir
InstagramSeguir
- Publicidade -
Ad image

Últimos artigos

Crime de 8 bilhões. Por Almir Pazzianotto Pinto
Autore de A a B Brasil Corrupção Justiça Política
Cassinos no Brasil: uma proibição ultrapassada: Por Sorayah Câmara
Autores de S a T Brasil Cultura
A Doença Não Chega de Surpresa: Como Escolhas Cotidianas Constroem Crises de Saúde. Por Cristiane Sanchez
Autores de C a D Crônicas Saúde
Maio laranja: Por que precisamos falar, olhar e lutar contra o abuso sexual infantil. Por Bruna Gayoso
Autore de A a B Psicologia Saúde

Você pode gostar também

Autores de I a JTecnologia

O futuro do engajamento digital no setor financeiro: personalização e eficiência como diferenciais competitivos. Por Jorge Iglesias

março 20, 2025
Autores de E a FTecnologia

Qual o custo da violação de dados? Por Felipe José Alves da Silva

março 20, 2025
Autores de E a FTecnologia

Avanço da Inteligência Artificial beneficia diretamente a ciência. Por Flávio Guimarães

março 20, 2025
Autores de O a PTecnologia

Ingressos Inteligentes: como a tecnologia está transformando sua experiência com eventos. Por Paulo Damas

março 19, 2025

Receba nossos artigos.

Fique por dentro das opiniões mais importantes que influenciam decisões e estratégias no Brasil.

Siga-nos
© 2025 ORBISNEWS | O maior portal de artigos do Brasil. Todos os direitos reservados.
  • Advertise
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?