No meu último artigo de quinta feira passada, falei sobre a próspera indústria do futebol e o seu crescimento. Disse também, que torcidas organizadas no mundo, além de dar mau exemplo afugentam torcedores muitas vezes com suas famílias dos campos. Tive oportunidade de ler e pesquisar várias classificações, que só alteram as disposições, mas os clubes são os mesmos. O que estes torcedores são capazes de fazer em nome de seu time é inacreditável é inaceitável. Para essas pessoas o esporte não é mais uma simples competição. São elas:
10 – Liverpool. Hoje esta torcida está muito reprimida pelas autoridades, porém sua história foi marcada por diversos atos violentos, do qual o pior, seria o da tragedia de Heysel, que no final da liga dos Campeões de 1985 , contra o clube Juventos , morreram 38 pessoas e diversos feridos.
9 – Atlético Nacional da Colômbia . Clube que teve grande participação do traficante Pablo Escobar.
8 – Al Masry. Clube do Egito, clube pequeno e que era pouco conhecido até 2012. Neste ano após uma vitória contra o Al-Ahly, chegaram a invadir o campo bater nos jogadores adversários. Nesse episódio morreram 74 pessoas e 248 feridos.
7 – Galatasaray da Turquia. A sua torcida pode ser considerada , apesar da repressão das autoridades, uma das mais violentas da Europa.
6 – Millwall. Clube inglês. Em outra lista ocupa o primeiro lugar. Seu lema” ninguém gosta de nós, nós não gostamos de ninguém”.
5 – Paok da Grécia . É a torcida mais temida do país , tendo por várias vezes sido punido e seus portões fechados.
4 – Partizan, da Sérvia. Seu lema ” os coveiros”, responsável por grande número de pessoas mortas e confusões em brigas com clubes rivais.
3 – É um clube brasileiro. Por motivos óbvios não vou citar. Pesquisem.
2 – Newell’s Old Boys da Argentina. Este clube revelou grandes jogadores, como Messi, e sua torcida é bastante violenta, a qual teve como caso mais chocante, em 2010 quando um menino de 14 anos foi morto entre uma briga de torcidas.
1 – Lazio da Itália. Dizem os cronistas italianos, que esta polêmica torcida é uma das mais temidas da Europa com mortes em seu ” curriculum” como também coros que podem ser considerados como racistas.
Estas dez torcidas estão em todas as listas que deparei, as autoridades agindo como estão, e as diretorias atuando de forma benéfica sobre as organizadas, espero em pouco tempo poder escrever as 10 torcidas exemplo de apoio, solidariedade, e disciplina, do mundo.
Ricardo Cavalcanti de Albuquerque, advogado, jornalista e ex-Secretário de Estado.